Gaudium news > A cabeceira do doente é cátedra de espiritualidade e de fé

A cabeceira do doente é cátedra de espiritualidade e de fé

Dom Zygmunt Zimowski.jpg
Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes da Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-02-2012, Gaudium Press) Por ocasião do 20º Dia Mundial do Doente, data em que a Igreja Católica celebra a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, o Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes da Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, emitiu uma mensagem endereçada a todas as pessoas que trabalham direta ou indiretamente na área da saúde, principalmente nas Pastorais das Dioceses de todo o mundo.

Dom Zimowski afirmou que o doente “sacode a sensibilidade mais intumescida e convoca aos valores mais simples e profundos, que em situação de boa saúde costumam ser relegados, paradoxalmente, em segundo plano”.

O prelado diz ainda que “a Igreja acredita no valor sagrado de todo ser humano, que não é um número nem um objeto, e sim uma pessoa que deve ser tratada como tal”.

Dom Zimowski revelou que, segundo os números da Pastoral para os Agentes de Saúde, atualmente são mais de 125 mil instituições de saúde e assistência social fundadas e administradas pela Igreja.

O Prelado destacou que o Papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Mundial do Doente 2012, ressalta a importância da fé e os sacramentos na cura das pessoas que sofrem e de quem os atende. “A acolhida generosa e afetuosa de cada vida humana, sobretudo a fraca e doente, o cristão expressa um aspecto importante de seu testemunho evangélico seguindo o exemplo de Cristo, que se inclinou ante os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los”.

Dom Zimowski disse ainda que o Santo Padre explicou que o título de sua mensagem pelo evento que este ano se celebra na França, “Levanta-te e vai, tua fé te salvou”, está profundamente relacionado com o próximo “Ano da fé”. Por isso, a Papa pediu aos doentes e aqueles que sofre que encontrem “sempre na fé uma âncora segura, alimentada pela escuta da palavra de Deus, a oração pessoal e os sacramentos”.

A mensagem conclui com um convite a dirigir o olhar à Virgem Maria, Mãe de Misericórdia e Saúde dos Doentes, para que “sua materna compaixão, vivida junto ao Filho agonizante na Cruz, acompanhe e sustente a fé e a esperança de cada pessoa doente e que sofre no caminho de cura das feridas do corpo e do espírito”. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas