Gaudium news > Papa recebe membros da Fundação João Paulo II para a região africana do Sahel

Papa recebe membros da Fundação João Paulo II para a região africana do Sahel

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-02-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu na última sexta-feira, 10 de fevereiro, na Sala dos Papas do Palácio Apostólico Vaticano, os membros da Fundação João Paulo II para o Sahel, região da África subsaariana que abarca os países da costa ocidental e central do continente.

Esta fundação nasceu após a primeira visita de João Paulo II à África, em maio de 1980, e foi estabelecida com um quirógrafo no dia 22 de fevereiro de 1984. Dedica-se à gestão e proteção dos recursos naturais, a luta contra a seca, a desertificação e a pobreza, assim como ao desenvolvimento rural, envolvendo a população local

view.jpeg
Para o Papa “a África é agora o lugar da Boa Nova, é para a Igreja o Continente da Esperanza”

Aos 25 membros da Fundação presentes no Palácio Apostólico, o pontífice recordou que o Sahel “voltou a estar gravemente ameaçado por uma diminuição importante dos recursos alimentícios e pela fome, por causa da falta de chuva e do conseguinte avanço constante do deserto”.

O Santo Padre também exortou a comunidade internacional a interessar-se seriamente pela extrema pobreza destas populações nas quais as condições de vida se deterioram. E por fim, desejou também dar alento e apoiar “os esforços dos organismos eclesiais que operam neste campo”.

Sobre a caridade, Bento XVI afirmou que ela deve promover todas nossas ações. “Não se trata de querer fazer um mundo ‘à medida’, mas de amar. É, por isso, que a Igreja não tem como vocação primeira a de transformar a ordem política ou o tecido social. Ela quer trazer a luz de Cristo. E Ele quem transformará tudo e a todos. É por causa e para Jesus Cristo que a contribuição cristã é tão específica”, assinalou.

Falando diretamente aos membros da Fundação, o pontífice comentou: “Em alguns países que vocês representam, o Islã existe. Sei que vocês buscam manter boas relações com os muçulmanos e isso me alegra. Testemunhar que Cristo está vivo e que seu amor vai mais além do que qualquer religião, raça e cultura, é importante para eles também”.

Também diante de seu público, o Papa salientou a importância da África, particularmente, a partir do plano da fé. “Descreve-se de maneira redutiva e frequentemente humilhante a África como o continente dos conflitos e problemas intermináveis e insolúveis. Pelo contrário, a África é agora o lugar da Boa Nova, é para a Igreja o continente da esperança. Para nós, para vocês, a África é o continente do futuro. Repito a exortação pronunciada durante minha recente viagem ao Benin: ‘África, Boa Nova para a Igreja, que sejam isto para o mundo inteiro!’. A fundação João Paulo II para o Sahel é dela um grande testemunho”, expressou o pontífice.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas