Gaudium news > Roma sedia o 2º Encontro de Bispos da África e da Europa

Roma sedia o 2º Encontro de Bispos da África e da Europa

Roma (Terça-feira, 14-02-2012, Gaudium Press) Teve início nesta segunda-feira, 13, em Roma, o 2º Encontro de Bispos da África e da Europa sobre o tema “Evangelização hoje: comunhão e colaboração pastoral entre África e Europa. O homem e Deus: a missão da Igreja de anunciar a presença e o amor de Deus”. O evento, que acontece até sexta-feira, 17, está sendo organizado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (Secam-Sceam) e pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

O primeiro de bispos da África e da Europa aconteceu em 2004, também em Roma. O objetivo da reunião, segundo os prelados, sempre foi “aprofundar a comum responsabilidade dos bispos africanos e europeus em relação à evangelização e à promoção humana, nos respectivos continentes, em particular, e no mundo inteiro”.

Neste sentido, dando continuidade ao objetivo inicial, a edição deste ano, tem como objetivo analisar o caminho percorrido até o momento pelas duas conferências; verificar a atual situação da comunhão pastoral entre a Europa e a África e buscar setores de colaboração para o futuro; além de discutir sobre o próximo Sínodo dos Bispos, que se realizará no Vaticano em outubro de 2012.

Segundo informações da Rádio Vaticano, os trabalhos do encontro serão marcados por vários momentos de oração, de partilha de ideias e experiências, através de uma reflexão introduzida pelos bispos europeus e africanos, que partirá da pessoa humana e do ser relacionamento com Deus, para chegar ao anúncio do Evangelho.

Dois grandes momentos do evento acontecerão nos últimos dias de atividade. No dia 16 de fevereiro, após celebração eucarística na Basílica de São Pedro, os participantes se encontrarão em audiência com o Papa Bento XVI. Já no dia 17 de fevereiro, antes do encerramento, os bispos irão em peregrina até o Santuário da Sagrada Face de Manoppello.

O evento terá a presença de 70 bispos delegados das Conferências Episcopais da África e Europa, além de representantes de dicastérios vaticanos e organismos como Ajuda à Igreja que Sofre e Missio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas