Gaudium news > A Fé leva à verdadeira humanização, afirma o Papa a Bispos europeus e africanos

A Fé leva à verdadeira humanização, afirma o Papa a Bispos europeus e africanos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-02-2012, Gaudium Press) “A cultura alimentada pela fé leva a uma verdadeira humanização, enquanto as falsas culturas acabam por conduzir à desumanização: na Europa e na África tivemos exemplos tristes”, observou o Santo Padre no discurso dirigido aos bispos participantes do segundo Simpósio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM/SCEAM), que desde o dia 13 de fevereiro acontece em Roma para discurtir o tema da “Evangelização hoje: a comunhão e colaboração pastoral entre a África e a Europa. O homem e Deus: a missão da Igreja de anunciar a presença e o amor de Deus”.

1_0_563253.JPG
Foto: Rádio Vaticano

O tema da evangelização, em vista do próximo sínodo que será justamente sobre a nova evangelização, assim como a inauguração do Ano da Fé, foi escolhido também como assunto do Simpósio dos bispos europeus e africanos.

É a segunda vez que a CCEE e a SECAM se reúnem, conforme salientou o cardeal Josip Bozanic na abertura do encontro, para “aprofundar a nossa amizade” e “para olharmos juntos a nossa missão comum pastoral e evangelizadora” que requer um forte movimento migratório.

Os trabalhos do Simpósio são realizados nas sessões plenárias e em grupos linguísticos, divididos em três subtemas (sobre o homem e a mulher na África e na Europa, uma abordagem antropológica e teológica; sobre a missão da Igreja em anunciar a Boa Nova; sobre as relações concentradas entre as Conferências Episcopais) e serão concluídos amanhã com uma mensagem final.

Audiencia Privada com o Papa

Hoje de manhã alguns prelados foram recebidos no Palácio Apostólico em uma audiência privada com o Santo Padre. O encontro entre as duas Igrejas, a da Europa e a da África é “sempre um momento de graça motivado pela esperança e pela alegria”, principalmente para a Europa vendo que além “de tantas dificuldades” e da “necessidade de paz e de reconciliação”, a África “está disponível para compartilhar a sua fé”, disse o Papa aos cardeais.

Bento XVI apontou para os bispos europeus e africanos presentes na audiencia os desafios atuais aos quais eles são chamados a responder. Esses desafios são, segundo o Santo Padre, a indiferença religiosa e o hedonismo.

O pontífice lembrou ainda a necessidade de oferecer uma atenção particular à família, “a mais sólida garantia para a renovação da sociedade”, afirmou.

big_6609.jpg

A indiferença religiosa “leva muitas pessoas a viver como se Deus não existisse” e a “contentarem-se com uma religiosidade vaga, incapaz de se confrontar com a questão da verdade e com o dever da coerência”. Hoje, continuou o Papa , “principalmente na Europa, mas também em algumas partes da África, se sente o peso do ambiente secularizado e com frequência hostil à fé cristã”.

Por sua vez, ressaltou o Papa, o hedonismo gerou “a crise dos valores na vida cotidiana, na estrutura da família, no próprio modo de interpretar o sentido da existência”. A situação da crise que se exprime em um “grave mal estar social” aparece de um modo forte nos fenômenos da pornografia e da prostituição, disse.

Encorajamento, empenho e Esperança

Bento XVI encorajou os bispos a não desanimarem diante destes desafios que devem ser “uma ocasião para renovar o empenho e a esperança. Esperança que nasce da consciência de que a noite está quase passando, o dia vem chegando (cfr Rm 13,12), porque Cristo ressuscitado está sempre conosco”. Pediu especialmente para terem cuidado particular com a família, que deve ser a igreja doméstica e centro de formação das novas vocações sacerdotais e da vida religiosa, da juventude. Convidou-os também a promover uma autêntica forma de cultura baseada na verdade e na fé porque “a cultura alimentada pela fé leva a uma verdadeira humanização, enquanto as falsas culturas acabam por conduzir à desumanização”.

“A Europa e a África – afirmou o Santo Padre – precisam de jovens generosos, que saibam encarregar-se responsavelmente do próprio futuro, e todas as instituições devem ter bem presente que nestes jovens encontra-se o futuro e que é importante fazer todo o possível para que o caminho deles não seja marcado pela incerteza e pela escuridão”.

CCEE e SECAM

O primeiro Simpósio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SCEAM) aconteceu para celebrar o 10° aniversário do primeiro Sínodo sobre a África, do qual participaram 50 bispos da Europa e 50 bispos da África. Durante os anos sucessivos foram organizados vários encontros temáticos na África e na Europa: em 2005 em Gana, Cape Coast, sobre as novas escravidões; em 2008 na Inglaterra, Liverpool, sobre as migrações; em 2010 na Costa do Marfim sobre a missão “ad gentes” e o intercâmbio de pessoas, em particular os padres africanos na Europa.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas