Gaudium news > As ofertas dos fiéis são “insubstituíveis fontes de subvenção” para a Santa Sé, afirma o comunicado dos Cardeais

As ofertas dos fiéis são “insubstituíveis fontes de subvenção” para a Santa Sé, afirma o comunicado dos Cardeais

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-02-2012, Gaudium Press) Os Cardeais que participaram da reunião do Conselho para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé, que foi realizada ontem no Vaticano, demonstraram sua “satisfação pelos resultados apresentados” e a “preocupação pela situação de crise geral” que “não poupa nem mesmo o sistema econômico vaticano”.

pedro.jpg

Para os Cardeais que fazem parte do Conselho e estiveram presentes à reunião, é “evidente” que a “insubstituível fonte de subvenção da Santa Sé é constituída pelas livres ofertas dos fiéis”.

Ao final do encontro foi publicado o comunicado sobre o Trabalho do Conselho que ontem estudou o Balanço Orçamentário Consolidado 2012.


O Conselho

Duas vezes por ano os cardeais se reúnem. Uma vez para tratar do orçamento e outra para apresentar um balanço final consolidado do ano sobre a administração financeira da Santa Sé e do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano que têm “uma administração autônoma e independente de contribuições da Santa Sé”.

O balanço apresentado por eles refere-se aos organismos da Cúria Romana, à Câmara Apostólica e às instituições “midiáticas” da Santa Sé: a Rádio Vaticana, a Tipografia Vaticana – Editora “L’Osservatore Romano”, o Centro Televisivo Vaticano e a Livreria Editora Vaticana.

cardealscherer (1).jpg
Cardeal Dom Odilo Scherer foi
um dos participantes do Conselho

A reunião presidida pela “Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé” é composta por seu presidente, Mons. Giuseppe Versaldi; pelo seu secretário, Mons. Lucio Ángel Vallejo Balda; e pelo contador, Dr.Stefano Fralleoni; cardeais membros, que representam os países da Europa, África, América Latina e Austrália; o presidente do Governatorado vaticano, Mons. Giuseppe Bertello e seu secretário geral, Mons. Giuseppe Sciacca.

Além desses administradores e conselheiros, participam nas matérias de sua própria competência, o diretor geral da Rádio Vaticana, padre Federico Lombardi, S.I., e o Dr. Alberto Gasbarri, diretor administrativo.

Ainda participam desse Conselho outros Cardeais. Pela América Latina, participam o Cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, o Cardeal mexicano, Norberto Rivera Carrera, Arcebispo do México; o Cardeal peruano, Juan Luis Cipriano Thorne, Arcebispo de Lima e o Cardeal venezuelano Jorge Liberato Urosa Savino, Arcebispo de Caracas.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas