Gaudium news > Cardeal Bertone dá ultimato à Pontifícia Universidade Católica do Peru

Cardeal Bertone dá ultimato à Pontifícia Universidade Católica do Peru

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 23-02-2012, Gaudium Press) O secretario de Estado vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, reuniu-se na manhã da terça-feira, 21, no Vaticano, com o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Dr. Marcial Rubio Correa, e solicitou à instituição à a adequação de seus próprios estatutos da Constituição Apostólica de João Paulo II “Ex Corde Ecclesiae” de 15 de agosto de 1990.

pucp_21_febrero.jpg
Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP).
Foto: ACI
 

Como informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o purpurado pediu que os documentos fossem regularizados antes do domingo de Páscoa, 8 de abril.

Segundo o comunicado emitido pela Santa Sé, Cardeal Bertone afirmou que a adequação dos estatutos da universidade visa o bem da instituição de ensino peruana e por serem uma prova da salvaguarda da identidade católica da PUCP. Caso a universidade não se de adeque à Constituição, ela pode perder sua condição de pontifícia e católica.

De acordo com a Santa Sé, durante o encontro, o purpurado também expressou o desejo que a comunidade acadêmica acolha o quanto antes o que foi combinado de maneira que “a universidade possa realizar cada vez mais sua missão de oferecer às novas gerações uma sólida formação enraizada na fidelidade ao Magistério da Igreja, como garantia da grande contribuição que a Universidade é chamada a oferecer ao país”.

A Pontifícia Universidade Católica do Peru é, no momento, a única universidade que não se adaptou à Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae, que há cerca de 20 anos é uma norma imperativa da Igreja Católica e das instituições educativas que se regem por seus preceitos.

O Vaticano e a PUCP vem debatendo a questão da adequação à Constituição Apostólica há muitos anos. O último capítulo desta história acontece entre 5 e 11 de dezembro do ano passado, quando o presidente do Conselho de Conferências Episcopais da Europa e visitador apostólico no caso, Cardeal Peter Erdö, foi até o país para reunir com representantes da universidade.

Em comunicado emitido no dia 13 de fevereiro último, a Nunciatura Apostólica no Peru informou que a Secretaria de Estado do Papa havia convocado o reitor da PUCP ao Vaticano, no dia 21 de fevereiro, para que lhe fossem comunicadas as conclusões as quais chegou a Secretaria de Estado após a Visita Apostólica do Cardeal Erdö.

Com informações da ACI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas