Gaudium news > Papa Bento XVI completa 82 anos

Papa Bento XVI completa 82 anos

Cidade do Vaticano (Quinta, 16-04-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI, nascido Joseph Aloysius Ratzinger, completou hoje 82 anos. A data não contou com nenhuma cerimônia pública especial, mas o Sumo Pontifíce celebrou seu aniversário na residência papal de verão de Castel Gandofo, com a presença de parentes, como o irmão Georg, e pessoas próximas.

O presidente da República italiana, Giorgio Napolitano destacou em carta de felicitações enviada a Bento XVI a solidariedade do Papa para com a dor das famílias atingidas pelo terremoto na região de Abruzzo, na semana passada.

“Uma solidariedade que confortou toda a comunidade e encorajou os italianos a acolherem com profundidade a mensagem de esperança da Páscoa. Este mesmo sentimento deve nos inspirar no contexto mais amplo da crise que afeta a economia mundial.”, disse Napolitano.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, expressou ontem seus votos de felicidades ao Papa e disse desejar que ele “possa continuar exercendo durante muitos anos seu ministério, que é um ministério profundo de ajuda aos homes e mulheres para encontrar Deus.”

“O centro de sua preocupação é levar os homes a Deus e Deus aos homens através de um grande amor pessoal por Cristo (…) Apesar da atitude crítica necessária ante tantos aspectos negativos da cultura ou da mentalidade de hoje, no fundo, a mensagem que se quer dar é uma mensagem de amor, uma mensagem para o bem do ser humano e que é a reconciliação com Deus e com todos os habitantes da terra.”

Biografia

Joseph Aloysius Ratzinger nasceu na cidade da Baviera alemã de Maktl am Inn, em 16 de abril de 1927 – um Sábado Santo. De 1947 a 1951 (ano em que foi ordenado sacerdote), estudou Filosofia e Teologia na Universidade de Munique e na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising. Em 1953, tiou o doutorado em Teologia com a dissertação “Povo e casa de Deus na doutrina da Igreja de San Augustin”. Quatro anos mais tarde, obteria a cátedra com seu trabalho sobre “A Teologia da História de São Boaventura”.

Após ser destacado como encarregado de Dogmática e Teologia Fudamental na Escola de Freising, prosseguiu com a docência em Bonn, de 1959 a 1969; em Münster, de 1963 a 1966; e em Tubinga, de 1966 a 1969. Neste último ano passou a ser caedrático de Dogmática e História do Dogma na Universidade de Ratisbona e vice-presidente da mesma univerisdade. Em 1962, teve uma reconhecida e destacada participação na elaboração do Concílio Vaticano II como consultor teológico do cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia.

Paulo VI nomeou-o arcebispo de Munique em 24 de março de 1977 e o fez cardeal em 27 de junho do mesmo ano. Em 1981, João Paulo II o nomeou prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Foi também presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional e decano do Colégio Cardinalício.

Em 19 de abril de 2005, no segundo dia do conclave, foi eleito Papa, sucedendo João Paulo II.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas