Gaudium news > Bento XVI cria nova Eparquia no Continente Africano

Bento XVI cria nova Eparquia no Continente Africano

Santuario de San Justino De Jacobis Hebo Eritrea.jpg
Santuário Nacional de Hebo onde está a relíquia de São Justino de Jacobis padroeiro da nova Eparquia

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-02-2012, Gaudium Press) Apesar das restrições às Igrejas impostas pelo governo marxista da Eritreia, o catolicismo está crescendo cada vez mais. Nesta sexta-feira, o Papa Bento XVI criou a nova Eparquia de Segheneity com território desmembrado da Eparquia de Asmara. Para assumir a Eparquia, o Pontífice nomeou o Padre Abba Fikremariam Hagos Tsalim, até agora vicário geral da Eparquia de Asmara, tornando-se assim, primeiro Bispo-eparca de Segheneity.

A Eparquia de Segheneity localiza-se entre Adigrat (Etiópia) ao sul e Asmara ao norte. Tem uma superfície de 29.499 Km² e uma população de quase 850 mil habitantes. Os católicos são 35.557 divididos em 33 paróquias e 14 centros pastorais, que funcionam graças ao trabalho de 30 sacerdotes da nova Eparquia, 22 sacerdotes religiosos e 70 religiosas. O Padroeiro da nova Eparquia é São Justino de Jacobis, cujas relíquias se encontram no Santuário Nacional de Hebo. A catedral é a atual igreja paroquial da cidade de Segheneity dedicada a São Miguel Arcanjo.

O novo Eparca, Padre Abba Fikremariam Hagos Tsalim, nasceu em 1970 em Adis Abeba (Etiópia). Frequentou os estudos filosóficos no Seminário Maior de Adigrat e a Teologia no Asmara Theological Institute. Foi ordenado sacerdote em 1996. Realizou seu ministério pastoral em Sembel, na periferia de Asmara, sendo ao mesmo tempo ecônomo da residência do bispo. Foi mandado estudar em Roma onde conseguiu o diploma em Teologia moral na Academia Alfonsiana. De volta à Eritreia foi pároco de Segheneity e decano daquela região pastoral. É membro do Tribunal Eclesiástico e atualmente era vicário geral da Eparquia de Asmara. (LB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas