Gaudium news > Sacerdote jesuíta, apóstolo de Madagascar será canonizado

Sacerdote jesuíta, apóstolo de Madagascar será canonizado

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-02-2012, Gaudium Press) Beatificado pelo Papa Paulo VI em pleno Concílio Vaticano II, o Sacerdote jesuíta Jacques Berthieu, morto em Madagascar em 1896, será canonizado por Bento XVI em 21 de outubro desse ano.

jacques-berthieu-martir.jpg
Beato Jacques Berthieu

Berthieu nasceu em Ponminhac, na França, próximo de Aurilac, em uma família de proprietários agrícolas, sendo ordenado sacerdote da Diocese de Saint-Flor, em 21 de maio de 1864. Passou nove anos como vigário em Roanne-Saint-Mary.

Entrou para o noviciado da Companhia de Jesus, em Pau, aos 35 anos, e em 1875 foi enviado para Madagascar, ali desempenhando com perfeição seu ministério de evangelização.

Padre Jacques Berthieu assim descreveu sua missão a um sacerdote amigo: “Há 18 meses que estou a uma longa jornada de Tananarive, sem companheiro pela primeira vez na vida, tendo 18 lugares para atender numa vasta extensão. Eis-me aqui, portanto, missionário para tudo o que é bom e me formei para isso. As minhas forças diminuem, mas ainda posso montar bem a cavalo.

Uma vez por mês, na reunião dos padres, vou à capital para todos os assuntos. Não vai demorar muito. Eis aqui a minha vida em jogo.
Para resumir, este é o lugar onde o Reino de Deus sofre violência por parte de muitos inimigos, maus e poderosos”.

Os habitantes de Madagascar se revoltaram contra o jugo da nação francesa, o que fez eclodirem rebeliões, que tão logo foram reprimidas. Em uma dessas rebeliões, a de 1896, os Menalambas se revoltaram buscando não apenas a expulsão dos Europeus, mas sobretudo a destruição da Religião Católica.

Refugiado em um vilarejo de Ambonhibesoandro, Padre Berthieu foi capturado, espancado e levado para Ambiatibé.

“Prefiro morrer!”, dizia o sacerdote francês aos seus algozes que o induziam a apostasia. Foi fuzilado, na noite de 8 de junho de 1896, enquanto rezava pelos seus perseguidores. Seu corpo foi jogado no rio Mananara. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas