Gaudium news > Bento XVI recebe representantes do Círculo de São Pedro

Bento XVI recebe representantes do Círculo de São Pedro

Papa circulo são pedro.JPG
Representantes do Círculo de São Pedro são recebidos em audiência pelo Papa Bento XVI

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-02-2012, Gaudium Press) “Hoje como ontem, o testemunho da caridade toca de modo particular o coração dos homens; a Nova Evangelização, especialmente em uma cidade cosmopolita como Roma, requer uma grande abertura de espírito e uma sábia disponibilidade com todos”. Estas foram palavras do Papa Bento XVI durante audiência com os membros do Círculo de São Pedro, uma antiga confraria romana de obras de caridade.

Na audiência o Papa voltou ao tema da caridade para a qual são chamados de maneira particular os cristãos no período da Quaresma. É o tempo que nos recorda que a “autenticidade da nossa fidelidade ao Evangelho se verifica também na base da atenção e solicitação concreta” para com o próximo, “especialmente com os mais fracos e marginalizados”, ressaltou o Papa.

Bento XVI afirmou também que esta atenção para com o próximo envolve o “desejar o bem” em três aspectos: físico, moral e espiritual. “Embora a cultura contemporânea pareça ter perdido o sentido do bem e do mal, é preciso afirmar com força que o bem existe e é um vencedor”.

O serviço caritativo é “uma forma privilegiada de evangelização”, que significa “interessar-se pelo irmão” e “abrir os olhos a suas necessidades, superando a dureza do coração que nos torna cegos ao sofrimento dos outros”, ressaltou o Papa.

O Círculo de São Pedro foi fundado em Roma em 1869 por uma iniciativa de um grupo de jovens e reunia os jovens da alta burguesia das nobres famílias romanas, que queriam demonstrar ao mundo, a fidelidade ao Pontífice e defende-lo dos ataques anti-clericais naquele difícil momento do papado. Inicia assim, uma forte atividade através da imprensa católica, coleta de assinaturas, celebrações e gestos de solidariedade que, submetidos ao Beato Pio IX, foram muito aprecidados por ele.

A confraria hoje continua a própria atividade sendo um dos braços caritativos do Papa. Há mais de um século, os romanos chamam esta caridade: a sopa do Papa. Também oferecem asilo noturno, casa-família, centro multifuncional, entre outros. Junto aos sócios da Associação Santos Pedro e Paulo ajudam os peregrinos durante as celebrações litúrgicas na Basílica de São Pedro. Seu carisma se expressa no lema: “Oração, Ação e Sacrifício”. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas