Gaudium news > Coleta da Sexta-feira Santa será revertida para os cristãos da Terra Santa

Coleta da Sexta-feira Santa será revertida para os cristãos da Terra Santa

Cristãos na Terra Santa.jpg
Coleta da Sexta-feira Santa deste ano será revertida para os cristãos da Terra Santa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 02-03-2012, Gaudium Press) A Coleta da Sexta-feira Santa deste ano será revertida para ajudar os cristãos que vivem na Terra Santa. O apelo é do Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri que emitiu a todos os bispos do mundo, uma carta pedindo para que os fiéis de cada diocese ajude “com generosidade” os irmãos que vivem naquela localidade.

Segundo o prelado, “toda a Igreja Católica é convidada a defender os cristãos da Terra Santa por meio da promoção de iniciativas particulares de oração e caridade fraterna”. Ele pede ainda às comunidades eclesiais que se coloquem ao lado dos cristãos de Jerusalém, Israel e Palestina, assim como de países próximos como Jordânia, Síria, Líbano, Chipre e Egito, destacando que “para eles, as hostilidades são o pão de cada dia que alimenta sua fé e por vezes faz ressoar o eco do martírio”.

Ele recordou os contínuos pedidos do Papa Bento XVI para apoiar a missão da Igreja nos Lugares Santos e comentou sobre os cristãos que têm deixado a região: “A emigração de cristãos tem se agravado pela falta de paz, que tenta empobrecer a esperança, transformando-se em medo de estar sozinho perante um futuro que parece não existir, senão como um abandono da própria pátria”.

Na carta, a Congregação informa que com a coleta de 2011, a Custódia da Terra Santa – instituição encarregada da manutenção dos Lugares Santos administrados pelos franciscanos – realizou diversas obras e projetos na Paróquia de Santa Catarina, em Belém, no Convento de São Salvador e no Santuário Dominus Flevit de Jerusalém.

Foram reformados a muralha e o teto da Basílica de Getsêmani, o Santuário da Flagelação; a igreja de Maria Madalena, a Igreja de Santo Antonio de Jafa, o Santuário da Transfiguração do Monte Tabor, os Santuários de Naim, do Primado de Pedro de Tabga e o Memorial de Moisés no Monte Nebo (Jordânia).

Além disso, foram oferecidas bolsas de estudo a jovens e promovidos programas de ajudas às famílias; construídas escolas, casas para casais jovens e para pobres e atividades culturais. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas