Gaudium news > A vida é como um túnel escuro em plena noite e na fé vemos a luz, observa o Papa

A vida é como um túnel escuro em plena noite e na fé vemos a luz, observa o Papa

Bento-XVI.jpg
Exercícios Espirituais do Papa
terminaram no último sábado, 3 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 05-03-2012, Gaudium Press) “Muitas vezes nos encontramos num túnel escuro em plena noite, mas pela fé, no final, vemos luzes e ouvimos uma bela música”. Com estas palavras o Papa Bento XVI resumiu os exercícios espirituais para a Cúria Romana, que se realizaram de 26 de fevereiro a 3 de março na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, sobre o tema “A comunhão do cristão com Deus – “E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo» (1 Jo 1,3)”. Para conduzir os exercícios, este ano foi convidado o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa na República Democrática do Congo.

É tradição antiga que o pontífice, a Cúria Romana e algumas instituições façam uma pausa na primeira semana de Quaresma para recolherem-se e poderem realizar os exercícios espirituais. É um período de reflexão e retiro espiritual para o pontífice.

Na Capela Redemptoris Mater, com significativos mosaicos de padre Rupnik, participam os mais próximos colaboradores dos Dicastérios vaticanos. Ao mesmo tempo, para o retiro espiritual, vão também as guardas suíças e os gendarmes vaticanos.

Na Carta dirigida ao cardeal do Congo, o Santo Padre agradece pelo “peculiar testemunho de fé da Igreja que crê, espera e ama no Continente africano” e “um patrimônio espiritual que constitui uma grande riqueza para todo o Povo de Deus e para o mundo inteiro, especialmente na perspectiva da nova evangelização”.

O Card. Monsengwo Pasinya, depois do Cardeal Arizne, é o segundo purpurado africano convidado por Bento XVI para guiar os exercícios espirituais no Vaticano. (AA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas