Gaudium news > Curso sobre o Sacramento da Penitência atrai mais de 700 sacerdotes em Roma

Curso sobre o Sacramento da Penitência atrai mais de 700 sacerdotes em Roma

Roma (Terça-feira, 06-03-2012, Gaudium PressA 23ª edição do “Curso sobre Foro Interno”, iniciou-se ontem, 5, no Palácio da Chancelaria em Roma, organizado pela Penitenciaria Apostólica.

Mais de 700 sacerdotes provenientes de 84 países participaram do evento que trata sobre o Sacramento da Penitência.

275822.jpg
Dom Gianfranco Girotti

Entre os conferencistas estavam o Cardeal Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-mor, e Dom Gianfranco Girotti, Regente da Penitenciaria.

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Girotti afirmou que “hoje a redescoberta do Sacramento da Penitência depende em grande parte dos sacerdotes e sobretudo da consciência de que eles são os despositários de um ministério precioso e insubstituível”.

O prelado recordou as palavras do Beato João Paulo II que dizia que depois da Celebração Eucarística, o ato mais alto de um sacerdote é o de conceder aos fiéis a graça do perdão através do Sacramento da Penitência.

Perguntado sobre possíveis sinais de uma redescoberta do Sacramento da Reconciliação, Dom Girotti comentou que “é necessário sempre percorrer novos caminhos penitenciais que indiquem efetivamente a vontade de caminhar, de se aproximar do Sacramento da Reconciliação como conclusão de um percurso, no qual o fiel deve sentir os próprios atos não como declaração de boa vontade, mas como presença da Graças na própria vida”.

Dom Girotti alertou também para um certo enfraquecimento do sentido de pecado, lembrando entretanto que nestes últimos tempos “muitos fiéis vivem o Sacramento com uma nova dimensão”.

Sobre a diferença de abordagem entre os diversos confessores, o Bispo explicou que esse é precisamente o objetivo dos cursos “reforçar a competência, a doutrina dos confessores para ajudá-los a agir sempre no magistério da Igreja, para que não existam diferenças nos juízos, mas que todos apliquem os princípios do magistério da Igreja”. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas