Gaudium news > Arquidiocese mexicana pede respeito pelas palavras do Papa no país

Arquidiocese mexicana pede respeito pelas palavras do Papa no país

Cidade do México (Terça-feira, 06-03-2012, Gaudium Press) A pouco menos de 20 dias da visita papal, a Arquidiocese da Cidade do México pediu respeito aos fiéis, recordando que o Santo Padre tem autonomia para dizer o que quiser “sobre a nossa realidade política e social” ao longo de sua visita.

O semanário diocesano “Desde la Fe”, ressalta em seu editorial que “Não existe realmente nenhum tema ou questão distante das preocupações da Igreja que vive em meio à sociedade, e assim, não há tema algum que o Papa deva omitir em sua mensagem religiosa e social”.

No artigo 130, parágrafo E, da Constituição mexicana, está expressamente proibido que em reuniões públicas ou atos de culto representantes religiosos oponham-se “às leis do país e às suas instituições, nem de alguma forma ofender os símbolos patrióticos”.

Este artigo interpreta o “princípio histórico da separação entre Igreja e Estado” neste país de tradição leiga.

O editorial do “Desde la Fé” ressalta que “existem ambientes da sociedade mexicana que se opõem às expressões de fé e, portanto, são contrários ao que Bento XVI poderia dizer (…) Porém, além do interesse ou não em ouvi-lo, esperamos, de todos, respeito pelo que ele representa e concretiza”.

Concluindo, o semanário afirma que onde existe inteligência há diálogo, onde não há inteligência existe ataques e insultos. O “Papa Bento XVI é um homem de grande inteligência, é uma pessoa disposta ao diálogo respeitoso, leal e transparente”

Com informações da Agência Fides.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas