Gaudium news > Dom Lorenzo Baldisseri é nomeado secretário do Colégio Cardinalício

Dom Lorenzo Baldisseri é nomeado secretário do Colégio Cardinalício

Dom Lorenzo Baldisseri.jpg
Dom Lorenzo Baldisseri assume a secretaria do Colégio Cardinalício

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-03-2012, Gaudium Press) O secretário da Congregação para os Bispos e ex-Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, foi nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Bento XVI, o novo secretário do Colégio Cardinalício.

Atualmente, o Colégio Cardinalício é presidido pelo Cardeal Angelo Sodano e é formado por 214 purpurados, dos quais 125 podem participar em um eventual conclave, por terem menos de 80 anos.

Dom Lorenzo está com 72 anos. Foi ordenado sacerdote em 1963 é formado em Direito Canônico. Em 1973 entrou no serviço diplomático da Santa Sé e desempenhou missões nas representações pontifícias de Guatemala, Japão, Paraguai, Haiti, França, Zimbábue e Brasil.

Em 1992 foi nomeado Núncio Apostólico no Haiti, em 1995 no Paraguai e em 1999 na Índia e Nepal. Em 12 de novembro de 2002, João Paulo II nomeou Dom Baldisseri Núncio no Brasil, cargo que ocupou até 11 de janeiro passado.

O Colégio Cardinalício foi instituído em sua forma atual em 1150: conta com um Decano, o Bispo de Ostia, que conserva a Igreja que tinha antes em título, e um Camerlengo, que administra os bens da Igreja quando a Sede de

Colégio Cardinalício.jpg
Colégio Cardinalício conta hoje com 213 cardeais sendo 125 eleitores

Pedro está vaga.

O Decano é eleito dentre os cardeais de ordem episcopal que têm o título de uma Igreja suburbicária, as sete dioceses mais próximas de Roma (Albano, Frascati, Ostia, Sabina-Poggio Mirteto, Palestrina, Porto-Santa Ruffina e Velletri-Segni).

As responsabilidades do Colégio Cardinalício estão impressas no Código de Direito Canônico. Segundo o cânon 349 “os Cardeais da Santa Igreja Romana constituem um Colégio especial cuja responsabilidade é prover à eleição do Romano Pontífice, de acordo com a norma do direito peculiar; assim mesmo, os Cardeais assistem o Romano Pontífice, tanto colegialmente quando são convocados para tratar juntos questões de mais importância, como pessoalmente, mediante as diversas funções que desempenham, ajudando sobretudo ao Papa em seu governo cotidiano da Igreja universal”.

Já o Cânon 350, explica que “o Colégio Cardinalício se divide em três ordens: o episcopal: a que pertenecem os Cardeais aos quais o Romano Pontífice atribui como título uma Igreja suburbicária e os Patriarcas orientais destinados ao Colégio cardinalício, o presbiterial e o diaconal”. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas