Gaudium news > Iniciado na música sacra, tenor Andrea Bocelli faz show no Brasil e diz ouvir Jobim e Toquinho em casa

Iniciado na música sacra, tenor Andrea Bocelli faz show no Brasil e diz ouvir Jobim e Toquinho em casa

Rio de Janeiro (Sexta, 17-04-2009, Gaudium Press) Uma das maiores vozes da música clássica atual, o tenor italiano Andrea Bocelli está no Brasil para uma série de dois shows, em São Paulo (no dia 21) e no Rio de Janeiro (18). Andrea, que iniciou sua carreira na música sacra, conversou nesta sexta com o jornalista Luciano Batista – que foi ao Rio de Janeiro especialmente para este encontro – sobre música erudita e revelou suas impressões sobre a cozinha e a cultura brasileiras.

“Eu gosto muito da música clássica brasileira, de Jobim a Toquinho, e quando estou em casa com os meus filhos canto músicas brasileiras”, revelou o cantor. Apesar disso, Bocelli diz nunca ter tentado gravar canções brasileiras aqui no Brasil, onde já vendeu cerca de 250 mil discos – 65 milhões no mundo.

O tenor começou a carreira ainda criança, e aos 12 anos de idade já tocava no órgão da igreja que freqüentava todos os domingos com a avó. No mesmo ano, venceu o prêmio Margherita d’Oro, em Viareggio, com a canção “O Sole Mio”. Bocelli perdeu a visão durante uma partida de futebol e sua situação piorou após sofrer um glaucoma congênito.

Dois dos 20 discos gravados são dedicados à música sacra: Credo, cuja capa traz estampado o Papa João Paulo II, e Sacred Arias.

“Na Itália a educação musical era obrigatória e eu comecei a estudar com oito anos. Não era um estudo muito aprofundado, mas uma ajuda de como a gente deve escutar a música. É um estudo muito importante, porque é uma terapia e ajuda a superar momentos difíceis”, conta.

Na entrevista, o cantor ressalta que a música clássica está diretamente associada com a música popular, “só que, para algumas pessoas, é muito difícil e caro ter acesso à música clássica, e muitas vezes os teatros são pequenos e pouco convidativos”. Apesar disso, Bocelli afirma que a música erudita está na própria raiz da história da música. “Eu acredito que quem gosta de música clássica sempre irá gostar de música”.

Sobre suas expectativas quanto aos shows, diz esperar a mesma recepção calorosa que teve da última vez em que se apresentou no país, e deseja não desapontar seu público. “Em primeiro lugar espero que a minha voz esteja em boas condições, que isso é o mais importante. Além disso, eu vou reencontrar o público caloroso que encontrei há anos atrás quando estive aqui”, afirmou, acrescentando que o povo brasileiro “tem um coração muito grande” e as pessoas, “muito calorosas”.

Além do povo e da música, outro aspecto da cultura brasileira que agrada ao tenor é a comida. “Eu como de tudo da cozinha brasileira, gosto de tudo e eu só não posso comer muito porque engorda” brinca descontraído.

Andrea Bocelli finaliza a entrevista com uma expectativa pessoal: “se eu tiver tempo, gostaria de caminhar por Ipanema e Copacabana, que são lugares mágicos”. O tenor italiano confessa que é fã declarado da Bossa Nova, cujos principais temas remetem a cenários cariocas, inclusive à praia de Ipanema.

 

Luciano Batista

Enviado especial ao Rio de Janeiro

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas