Gaudium news > Bento XVI apresenta novos nomes para comissão, Congregações e Pontifício Conselho

Bento XVI apresenta novos nomes para comissão, Congregações e Pontifício Conselho

Cidade do Vaticano (Quarta, 22-04-2009, Gaudium Press) Foram anunciados nesta manhã pela Sala de Imprensa da Santa Sé novos nomes para funções-chave em três Congregações e um Pontifício Conselho. Todos religiosos e teólogos escolhidos pelo Papa Bento XVI.

Uma das nomeações mais importantes foi a do cargo de consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, espécie de ministério vaticano (ou dicastério da Cúria) responsável pelo zelo e pelo acompanhamento das tradições mais caras à Igreja. O atual sumo pontífice, Bento XVI, é egresso justamente desse dicastério, do qual esteve à frente como prefeito por mais de 20 anos, até ser eleito papa.

O cargo de consultor da Congregação será preenchido pelo padre Charles Morerod, decano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e docente de Teologia Dogmática. Além de consultor da Congregação, ele será também secretário geral da Comissão Teológica Internacional.

Além de Morerod, Bento XVI nomeou consultores para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, dicastério responsável pela promoção e pela regulamentação da liturgia, dos sacramentos e de outras celebrações do calendário litúrgico. Foram escolhidos consultores do órgão os reverendos monsenhor Juan Miguel Ferrer Greneshce, vigário geral da arquidiocese de Toledo, na Espanha, e o monsenhor Wilhem Imkamp, do clero da dicoese de Ausburg, na Alemanha

Também houve nomeação para a Congregação para a Causa dos Santos, que acompanha os processos de beatificação e canonização de religiosos: o monsenhor Justo Mullor García, arcebispo titular de Bolsena, na Itália, e então presidente emérito da Pontifícia Academia Eclesiástica.

Fechando a lista de nomeados, Pablo Adrian Cavallero e Marcela Estela Benhaim Varela, ambos do Movimento Familiar Cristão, da Argentina, são os dois novos membros para o Pontifício Conselho para a Família.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas