Gaudium news > Bento XVI finaliza preparativos para viagem ao México e Cuba

Bento XVI finaliza preparativos para viagem ao México e Cuba

Papa_México.jpg
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 22-03-2012, Gaudium Press) Em recente entrevista à Rádio Vaticano, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, explicou que o Papa Bento XVI está se preparando para sua viagem apostólica ao México e Cuba “com uma intensa oração, e a revisão de seus discursos”.

O Cardeal Bertone também recordou que o Santo Padre “ama a Virgem do Guadalupe, a querida Padroeira do México e da América Latina e de todos os países do Caribe”. Segundo o prelado, “esta evocação mariana, está presente a cada tarde quando o Papa passeia nos Jardins Vaticanos e reza o Terço passando sempre diante da imagem da Virgem de Guadalupe e da aparição a Juan Diego”.

O Cardeal revelou que ficou impressionado quando o Papa anunciou suas motivações para viajar ao México. “João Paulo II, como recordamos, desejava muito peregrinar ao Santuário de Cristo Rei em Guanajuato, mas não pôde fazê-lo por diversos motivos. O Santo Padre disse que deveria realizar este desejo de João Paulo II, e ir como seu sucessor a esse Santuário coração da fé heróica do povo mexicano”.

O Cardeal considera que o Santuário – conhecido também como Colina do Cubilete e construído em honra aos mártires da perseguição religiosa mexicana – é “um grande sinal do povo mexicano”e um chamado da história que é exemplar para todas as Igrejas locais do mundo e para todos os países, especialmente agora que se requer heroísmo para conservar e professar a própria fé católica”.

Neste sentido, “este é um gesto do Santo Padre que eu acredito que o povo mexicano saberá apreciar plenamente”, considerou.

O Secretário de Estado do Vaticano disse também que a escolha do México, foi sem dúvida, “um ato de amor a este país da América Latina, um grande país católico, em pleno desenvolvimento, mas um onde se cruzam problemas e desafios, sobretudo a violência, a corrupção e o narcotráfico, que exigem o compromisso de todos, e de todas as instâncias religiosas, civis, sociais”.

O Cardeal Bertone explica que os valores cristãos são “o DNA do povo mexicano”, valores “de convivência pacífica, de fraternidade, de solidariedade e de honestidade”.

Bento XVI convidará os jovens a sentir-se comprometidos “na construção de uma sociedade solidária, uma sociedade honesta, uma sociedade onde cada um encontre seu lugar, e encontra reconhecimento. Esta é uma mensagem de amor, de grande apoio e portanto de otimismo também”, acrescentou.

Além disso, o Cardeal Bertone afirmou que a mensagem do Papa será também um forte chamado à defesa da família e o matrimônio “que a união entre o homem e a mulher segundo o projeto primitivo de Criador”, e uma exigência à defesa davida, ao “não matar, e menos ainda assassinar uma criança ainda não nascida no ventre de sua mãe”. (LB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas