Gaudium news > CEP nega denúncias de paternidade contra o presidente Fernando Lugo quando ainda era bispo

CEP nega denúncias de paternidade contra o presidente Fernando Lugo quando ainda era bispo

Assunção (Quarta, 22-04-2009, Gaudium Press) Por meio de um comunicado, a Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) assegurou nesta terça-feira que não recebeu denúncia alguma da suposta paternidade do ex-bispo e presidente do país, Fernando Lugo, quando este ainda pertencia à vida eclesiástica.

“A Conferência Episcopal Paraguaia nunca recebeu denúncia formal por escrito em relação à Lugo e a questões de suposta paternidade”, diz o texto.

O bispo de Alto Paraná e Canindeyú, Rogelio Livieres, teria dito à imprensa que “a Igreja tem os nomes das mulheres” que denunciaram Lugo. Livieres também teria afirmado que monsenhor Antonio Lucibello, núncio apostólico no Paraguai entre 2002 e 2004, recebeu denúncias por escrito em que as mulheres acusavam a paternidade do presidente.

“Se a denúncia foi apresentada perante a Nunciatura Apostólica, seu tratamento e definição foram de exclusiva competência da [instituição] mencionada”, afirma a nota da CEP. A Nunciatura é a representação diplomática do Vaticano.

“Isso (supostas paternidades de Lugo) todo mundo sabia, em vários setores todos os dados eram analisados. A Igreja falhou ao não ter falado com maior clareza”, afirmou monsenhor Livieres.

O comunicado da CEP diz que o conselho “lamenta e rejeita as expressões do monsenhor Rogelio Livieres que fazem entender que houve encobrimento ou cumplicidade dos bispos do Paraguai sobre a conduta moral do então membro do colégio episcopal”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas