Gaudium news > Mais de 300 bispos de todo o país se reúnem em Indaiatuba para a 47ª Assembléia Geral

Mais de 300 bispos de todo o país se reúnem em Indaiatuba para a 47ª Assembléia Geral

Indaiatuba (Quarta, 22-04-2009, Gaudium Press) Cerca de 300 bispos de todo o país se reúnem a partir de hoje na 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, organizada na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, para discutir principalmente a Formação Presbiteral, seus desafios e diretrizes. O encontro termina no dia 1º de maio, dia do Trabalho.

Na abertura do encontro o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, disse que a discussão chega em um momento propício por se tratar de um ministério importante para o corpo da Igreja. “A discussão vai ao encontro da missão que a Igreja quer desempenhar a partir dos desafios que o padre enfrenta na atualidade”.

Em entrevista exclusiva à Gaudium Press, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri disse que a necessidade de se formar melhor os padres é uma realidade mundial, tanto que o Santo Padre lançou este ano o Ano Sacerdotal para toda Igreja. “Aqui no Brasil esta idéia avançou no sentido de colocar como o centro das reflexões nesta Assembléia Geral dos Bispos, já que, no ano passado, esta questão havia sido levantada”.

Dom Lorenzo disse ainda que a Igreja está precisando de padres bem qualificados e bem formados, com um propedêutico eficiente, assim como um seminário de filosofia e teologia. E vai além: “Depois, quando o padre já é ordenado, não pense que já acabou a formação. É aí que ela deve continuar e é por isso que se fala em uma formação permanente do clero e é por isso que os bispos têm esta responsabilidade de olhar bem para os seminários, formar bem os novos sacerdotes e cuidar dos que já estão na ação pastoral”.

A abertura do Ano Catequético será feita no próximo dia 27, em Itaici – bairro de Indaiatuba -, evento que também marca os 50 anos da realização da primeira edição do evento. Segundo dom Lorenzo, é a partir da formação de bons catequistas que teremos bons padres no futuro, além de homens e mulheres de bem. “A catequese parte, em primeiro lugar, do bispo porque ele é mestre, passa através dos padres que dispensam toda a atenção para os fiéis, e eles dependem de outras pessoas, os catequistas, porque eles são fundamentais, dão informações, notícias sobre a fé”, continuou.

Ao final do encontro serão elaboradas as atas e uma comissão deverá levar os documentos para Bento XVI em Roma. Segundo dom Lorenzo Baldisseri, a própria nunciatura também envia cópias do que foi discutido durante os dias do encontro. “Assim, tanto o Santo Padre como toda a Santa Sé ficam sabendo o que está se fazendo, discutindo e executando na igreja brasileira”, disse.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas