Gaudium news > As JMJ são “um grande sinal de esperança”, disse o Cardeal Rylko

As JMJ são “um grande sinal de esperança”, disse o Cardeal Rylko

Roma (Segunda-feira, 02-04-2012, Gaudium Press) Em Madri, “mais de um milhão de jovens de diversas partes do mundo, deram um testemunho de fé que tem assombrado o mundo inteiro. Os jovens reunidos na Plaza de Cibeles e em Quatro Ventos, gritaram um “sim” decisivo: a fé é possível, inclusive hoje; é a aventura mais bela que pode passar na vida” Foi uma verdadeira epifania de uma Igreja jovem, transbordante de alegria e de zelo missionário”. Foram essas as palavras do Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, na manhã da última quarta-feira, 28, em Rocca di Papa (Roma), no encontro internacional dos Responsáveis das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), onde se encontraram reunidos até o último domingo, 1 de abril.

.jpg
Cardeal Rylko

O Cardeal Rylko participou desta reunião junto dos representantes de 98 países de 5 continentes, delegados das diversas comissões de juventude das Conferências Episcopais, além de representantes de 45 movimentos eclesiais, novas comunidades e associações internacionais de jovens.

As JMJ são “um grande sinal de esperança”, proclamou o purpurado. O encontro em Roma serve para fazer um balanço do ocorrido em Madri no ano passado e em todas as JMJ anteriores, e preparar o caminho para o futuro, particularmente as próximas Jornadas que terão lugar no Rio de Janeiro em 2013.

Em sua intervenção, o Cardeal animou também a todos aqueles que trabalham dentro da Igreja junto a juventude: “Junto a uma nova geração de jovens, está crescendo também uma nova geração de agentes de pastoral juvenil, que entenderam a importância daquele plano do qual as JMJ são portadoras na Igreja”. “Vosso trabalho é uma contribuição indispensável e determinante, afim de que cada JMJ possa gerar bons frutos nas vidas de tantos jovens”.

Sobre a preparação da próxima JMJ no Rio – que se desenvolverá sob o lema, “Ide, pois, e fazei discípulos a todas as nações…” (Mateus 28, 19- o Cardeal Rylko disse que há algumas semanas esteve na Cidade maravilhosa e, “pode assegurar que o Comitê Organizador local está trabalhando de uma maneira excelente e com grande entusiasmo”.

No Brasil, está sendo desenvolvido atualmente a peregrinação da Cruz das JMJ e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, e em várias dioceses esta peregrinação tem sido ocasião para que os jovens reúnam-se para dar as boas vindas a Cruz, em alguns lugares em número superior a 100.000.

Ao concluir seu discurso, o cardeal Rylko destacou que “as JMJ não são fins em se mesmas” e se inserem no “difícil contexto de crise da educação, gerado por uma profunda crise da cultura pós-moderna”.

Com infomações do Serviço Informação Religiosa.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas