Gaudium news > Papa lembra João Paulo II e elogia experiência da Jornada Mundial da Juventude

Papa lembra João Paulo II e elogia experiência da Jornada Mundial da Juventude

Papa Audiência.jpg
Papa falou ao grupo de jovens espanhois nesta segunda-feira

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 03-04-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira no Vaticano um grupo de cinco mil jovens espanhóis, que participaram na Jornada Mundial da Juventude de Madrid (JMJ), em 2011.

No início de seu discurso, o Santo Padre lembrou o Papa João Paulo II, que criou esta iniciativa e que neste dia 2 de abril, a Igreja lembrou os sete anos de seu falecimento. “Saúdo de modo muito especial os jovens, que são os protagonistas e principais destinatários desta iniciativa pastoral impulsionada vigorosamente pelo meu amado predecessor, o beato João Paulo II, de que hoje recordamos o seu trânsito para o céu”.

Falando em “dias inesquecíveis” vividos na capital espanhola, Bento XVI observou que “a fé e a alegria dos jovens” se transformaram em “sinais eloquentes de Cristo ressuscitado”. Nesse sentido, o Papa convidou os participantes no encontro a levar uma vida “segundo o Evangelho, com coragem e fidelidade”.

O Santo Padre espera que os jovens sejam “missionários de Cristo” junto de familiares, amigos e conhecidos. “Falai do seu amor e bondade com simplicidade, sem complexos nem medos. O próprio Cristo vos dará força para isso”.

No segundo dia da Semana Santa, a mais importante do calendário litúrgico católico, culminando com a celebração da Páscoa, o Papa desafiou os presentes a carregarem “a cuz da dor e dos pecados do mundo” para proclamar que “Deus ama o homem”.

Bento XVI mencionou a JMJ 2013, que vai acontecer Rio de Janeiro, desejando que a mesma leve às novas gerações “o tesouro do Evangelho e seja uma nova e gozosa experiência de Cristo ressuscitado, que conduz toda a humanidade para a claridade da vida que vem de Deus”.

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, participou de uma coletiva de imprensa no Vaticano onde falou sobre o processo de preparação para a JMJ 2013. Segundo o prelado, há 600 mil pessoas que acompanham os preparativos através das redes sociais, a que se somam as que consultam o site www.rio2013.com, disponível em cinco línguas. A organização estima que serão necessários 60 mil voluntários e já recebeu 16 mil candidatos.

O lema da JMJ 2013, marcado para acontecer entre os dias 23 e 28 de julho, é ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

As inscrições para grupos de peregrinos vão iniciar-se no próximo mês de julho, um ano antes do evento.

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro juvenil organizado pela Igreja Católica, unindo pessoas de todo o mundo em momentos de reflexão, celebração e oração em volta do Papa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas