Gaudium news > Papa Bento XVI pede pelo extermínio das minas terrestres no mundo

Papa Bento XVI pede pelo extermínio das minas terrestres no mundo

Minas terrestres.jpg
Bento XVI pediu pelo fim das minas terrestres, principalmente na Colômbia

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-04-2012, Gaudium Press) No Dia Internacional para a sensibilização sobre o problema das minas terrestres, O Papa Bento XVI, lançou um apelo para “libertar a humanidade destes terríveis e impiedosos explosivos”.

A Santa Sé foi uma das primeiras a ratificar a Convenção de Ottawa que tinha como objetivo “a proibição do uso, do armazenamento, da produção e da transferência das minas terrestres”. Calcula- se que todos os anos 10 mil pessoas percam a vida por causa das minas terrestres. O problema está presente em mais de 60 países do mundo.

Assegurando sua oração pelas vítimas e suas famílias, Bento XVI recordou as palavras de seu predecessor, João Paulo II durante a oração do Ângelus do dia 28 de fevereiro de 1999, data da entrada em vigor da Convenção para o fim das bombas e convite a “caminhar juntos sobre os caminhos da vida sem temer as insídias de destruição e de morte”.

O Dia foi convocado pela Assembléia Geral das Nações Unidas para reprovar o uso indiscriminado das minas terrestres. Sob o tema “Por um dia tentemos calçar seu sapato!”, as 15 organizações governamentais e não governamentais tentaram sensibilizar a população da Colômbia, que depois do Afeganistão é o país com o maior número de vítimas no mundo.

Segundo as estatística em 2010 havia 482 vítimas. De 1990 a dezembro de 2011, foram 9.174 pessoas, entre as quais 870 menores, 3.408 civis e 5.695 militares.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas