Gaudium news > “Cristo é a esperança em que todo desejo humano encontra uma possibilidade real”, afirma Papa na mensagem pascal

“Cristo é a esperança em que todo desejo humano encontra uma possibilidade real”, afirma Papa na mensagem pascal

553179_224014424373279_204528906321831_410513_514081729_n.jpg
Papa Bento XVI durante Celebração Eucarística de Páscoa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-04-2012, Gaudium Press) ” ‘Cristo minha esperança’ significa que todo o meu desejo de bem encontra n’Ele uma possibilidade de realização: com Ele, posso esperar que a minha vida se torne boa e seja plena, eterna, porque é o próprio Deus que Se aproximou até o ponto de entrar na nossa humanidade”, afirmou inicialmente o Papa Bento XVI na Mensagem de Páscoa proferida depois de uma Missa solene do Dia de Páscoa celebrada ontem, 08, no átrio da Basílica vaticana.

Na Missa do dia de Páscoa, o Papa não faz uma homilia, mas profere uma Mensagem seguida pelos votos pascais pronunciados em muitas línguas – este ano 65 – e pela benção Urbi et Orbi, uma benção especial que é dada pelo Santo Padre somente em três ocasiões: Páscoa, Natal e no momento de sua eleição.

Na tradicional Mensagem Pascal, realizada de modo muito pastoral, Bento XVI se concentrou na figura de Maria de Magdala, a primeira testemunha de Jesus Ressuscitado e as suas primeiras palavras: “Cristo, minha esperança, ressuscitou”. “Todo cristão revive a experiência de Maria de Magdala. É um encontro que muda a vida: o encontro com um Homem único, que nos faz sentir toda a bondade e a verdade de Deus, que nos liberta do mal, não em um modo superficial e passageiro mas liberta-nos radicalmente, cura-nos completamente e nos restitui a nossa dignidade”, observou.

Nesta linha de pensamento, o pontífice declarou também que a esperança, assim como para Madalena e para os discípulos, “também a nós ajuda a superar as trevas da terra e o silêncio de Deus”. O Santo Padre fez questão de destacar que com a ressurreição “a fé renasce mais viva e mais forte do que nunca”. “Nós também somos chamados a viver essa experiência”, afirmou o Papa Bento XVI.

Durante a tradicional mensagem também não faltou o apelo do pontífice pela paz. O Papa fez votos de esperança para o Oriente Médio, “para que todas as componentes étnicas, culturais e religiosas daquele Região colaborem para o bem comum e o respeito dos direitos humanos”. Para a Síria exortou as autoridades internacionais para que “cesse o derramamento de sangue e se adote, sem demora, o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação”. O Santo Padre fez também um apelo pelo povo iraquiano “para que avancem no caminho da estabilidade e do desenvolvimento” e para encorajar “o processo de paz” na Terra Santa entre israelenses e palestinos.

Ainda no pedido pelo paz, o Santo Padre rezou pelos prófugos “necessitados de assistência humanitária para que possam encontrar o acolhimento e a solidariedade que aliviem seus penosos sofrimentos”, e desejou “esperança, reconciliação e paz” para o Continente africano.

Seguindo a tradição iniciada pelo Papa João Paulo II, Bento XVI proferiu, ao final da cerimônia, os votos de feliz Páscoa em muitas línguas. Entre as 65 deste ano não faltaram o português e o espanhol. “Desejo a todos uma boa e feliz festa de Páscoa, com a paz e a alegria, a esperança e o amor de Jesus Cristo ressuscitado”, disse o Santo Padre em língua espanhola. “Uma Páscoa feliz com Cristo Ressuscitado”, disse, por fim, em português.

O átrio da Basílica vaticana, como todos os anos, foi decorado pela 27ª vez com as flores oferecidas pela Holanda, país europeu considerado a pátria das flores. Para a decoração foram usadas 1500 rosas, 950 ramos floridos, 20 mil tulipas, 10 mil narcisos, 505 vasos de jacintos e de outras várias composições florais num total de cerca 42 mil.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas