Gaudium news > “Também hoje o Cristo Ressuscitado entra nas nossas casas e nos nossos corações”, recordou o Papa

“Também hoje o Cristo Ressuscitado entra nas nossas casas e nos nossos corações”, recordou o Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-04-2012, Gaudium Press) “É a saudação pascal que faz os discípulos superarem qualquer temor”. Recordando a experiência dos discípulos em Emaús e o próprio encontro com o Cristo Ressuscitado, o Santo Padre afirmou, na presença dos 25 mil fiéis do mundo todo o significado da Páscoa e o chamado a todos os fiéis a “redescobrirem com alegria e entusiasmo as fontes da fé da presença do Ressuscitado entre nós” através “da redescoberta da Palavra de Deus e da Eucaristia”. Apesar do frio quase de inverno que chegou em Roma desde segunda-feira passada, o tradicional encontro de quarta-feira do Papa com os fiéis aconteceu normalmente na Praça São Pedro.

“A paz que Jesus traz”, explicou o Papa no início da audiência, “é o dom da salvação que Ele havia prometido durante seus discursos de despedida: ‘Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração’ (Jo 14, 27). Neste dia de Ressurreição, Ele a dá em plenitude e ela se torna para a comunidade fonte de alegria, certeza de vitória, segurança em se apoiar em Deus”.

524048_228353277272727_204528906321831_416786_807889408_n.jpg
Papa Bento XVI cumprimenta os fiéis presentes na Praça São Pedro para mais uma audiência geral

“A Ressurreição traz também alegria de ver o Senhor a cuja descoberta são chamados também os discípulos de todos os tempos, os fiéis. Paz e alegria entregue pelo Ressuscitado deve ser levada no mundo todo”, destacou o pontífice, para quem Jesus Ressuscitado voltou entre os discípulos para enviá-los. “Ele completou a sua obra no mundo, agora compete a eles semearem nos corações a fé para que o Pai, conhecido e amado, recolha os seus filhos da dispersão”, disse Bento XVI, explicando que “com o envio em missão dos discípulos, inaugura-se o caminho no mundo do povo da nova aliança, povo que crê n’Ele e na sua obra de salvação, povo que testemunha a verdade da ressurreição”.

Como a seus discípulos, “também hoje o Cristo Ressuscitado entra nas nossas casas e nos nossos corações, apesar de às vezes as portas estarem fechadas. Entra doando alegria e paz, vida e esperança, dons dos quais temos necessidade para o nosso renascimento humano e espiritual”, salientou o Papa, afirmando que “só Ele pode tirar do lugar aquelas pedras sepulcrais que muitas vezes o homem coloca sobre seus próprios sentimentos, sobre as suas próprias relações, sobre seus próprios comportamentos; pedras que estabelecem a morte: divisões, inimizades, rancores, invejas, desconfianças, indiferenças”.

Segundo o Santo Padre, também hoje, a experiência dos discípulos nos convida a refletir sobre o sentido da Páscoa para nós. “[A fé no Ressuscitado] transforma a nossa vida: a liberta do medo, lhe dá uma sólida esperança, a torna animada por aquilo que dá pleno sentido à existência, o amor de Deus”, destacou o Santo Padre, recordando que são dois os lugares privilegiados do encontro com Ele: “a escuta da Palavra em comunhão com Cristo e o dividir o Pão”.

Antes de iniciar a audiência geral, Bento XVI abençoou um ícone em mosaico da “Sagrada Família de Nazaré” de Padre Rupnik. A imagem passará em peregrinação nas casas de Milão em vista do próximo Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá de 30 de maio a 3 de junho próximo.

A atmosfera desta manhã fria foi enriquecida pela música das trombas alpinas da “Alphornbläser” da Baviera e Baden Würtemberg, na Alemanha, e pelo canto do Coro Alpino “7 Larici” de Coredo, na Itália.

Entre os 25 mil participantes desta manhã estavam presentes grupos dos países latino-americanos: da Argentina e dois das Paróquias Sagrado Coração de Jesus, de Jardim Bela Vista e Santa Rita, no Brasil.

Nesta semana, o Santo Padre se encontra na residência de verão de Castel Gandolfo. Foi a Roma nesta quarta-feira especialmente para a audiência. O pontífice voltará ao Vaticano em definitivo na sexta-feira à tarde.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas