Gaudium news > Bispos e sacerdotes do México são ameaçados por narcotraficantes, diz Conferência Episcopal do país

Bispos e sacerdotes do México são ameaçados por narcotraficantes, diz Conferência Episcopal do país

Cidade do México (Sexta, 24-03-2009, Gaudium Press) A Conferência Episcopal do México denunciou ontem que tem sido ameaçada na capital do país e em outras cidades por narcotraficantes e pediu aos sacerdotes e bispos que reforcem sua presença nestes territórios para que seja reconstruído o “tecido social”. As ameaças surgiram depois que o arcebispo de Durango, dom Héctor González Martínez, revelou saber o local onde se esconde o traficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, o fugitivo mais procurado pela polícia do país.

Dom Héctor disse ainda que as autoridades são os únicos que parecem não saber o paradeiro do criminoso. Dias depois, dois militares foram encontrados mortos num local próximo ao apontado como esconderijo de “El Chapo”. Junto aos corpos, uma mensagem ameaçava a Igreja e o Governo.

As recentes ameaças dos cartéis de narcotraficantes contra a Igreja levaram a Conferência Episcopal Mexicana a incluir em sua agenda o tema da segurança, atitude tomada durante sua 87ª Assembléia Geral, encerrada ontem. “A Igreja sente a necessidade de ser protegida”, diz o comunicado divulgado nesta quinta-feira pela arquidiocese de Cidade do México.

O combate ao narcotráfico no México é um dos principais desafios ao Governo do Presidente Felipe Calderón, que conta com o apoio dos Estados Unidos. Em 2008, os dois países deram início à Iniciativa Mérida, convênio por meio do qual Washington investiria 1,4 bilhão de dólares no combate à violência e ao narcotráfico no México, mas apenas 7 milhões foram liberados. Na semana passada, o presidente norte-americano Barack Obama visitou o México e ressaltou a importância de “incrementar o plano” para combater o narcotráfico.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas