Gaudium news > “A fé precisa de sinais reais”, diz Papa comentando Evangelho no Regina Coeli

“A fé precisa de sinais reais”, diz Papa comentando Evangelho no Regina Coeli

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-04-2012, Gaudium Press) No terceiro domingo de Páscoa celebrado ontem, 22, o Papa Bento XVI falou sobre a importância dos sinais no crescimento da fé nos cristãos. “Como os discípulos, também hoje o Salvador nos assegura de sua presença real entre nós, por meio da Palavra e da Eucaristia”, disse o Santo Padre aos presentes na Praça São Pedro.

No início das saudações, o pontífice recordou também a figura de uma “exemplar filha da terra mexicana”: Maria Inés Teresa do Santíssimo Sacramento, fundadora das Missionárias Clarissas do Santíssimo Sacramento, proclamada beata sábado no México.

Regina Coeli.png
Papa ressaltou a importância da Eucaristia na vida dos fiéis

Falando sobre os sinais reais, o Papa ressaltou a importância da Eucaristia na vida dos fiéis. “Graças a estes sinais muito reais os discípulos superaram a dúvida inicial e se abriram ao dom da fé; e esta fé permite a eles entender as coisas escritas sobre Cristo ‘na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’ (Lc 24,44)”, declarou.

Conforme o pontífice, este trecho do Evangelho segundo Lucas nos ajuda a entender a fé em Cristo e a crescer nela através dos sacramentos. Neste sentido, o Santo Padre exortou “os párocos, os pais e os catequistas a prepararem bem com grande fervor mas também com sobriedade as crianças para a Primeira Comunhão, uma festa da fé”.

“Como, por isso, os discípulos de Emaús reconheceram Jesus ao dividir o pão cfr Lc 24,35), assim também nós encontramos o Senhor na Celebração eucarística”. Ao citar São Tomás de Aquino, o Papa explicou que “é necessário reconhecer, de acordo com a fé católica, que o Cristo por inteiro está presente neste Sacramento…porquê nunca a divindade deixou o corpo que assumiu (S.Th. III, q. 76, a. 1).”

No término de seu discurso, Bento XVI dirigiu-se ao fiíes de língua espanhola da seguinte forma: “Neste tempo de Páscoa, no qual a liturgia nos fala do encontro do Ressuscitado com seus discípulos, alento todos a renovar o próprio Batismo e a vivê-lo como uma existência nova com Cristo a nosso lado, que vem a nós pessoalmente, que podemos reconhecer especialmente nos Sacramento, para que fortaleça nossa fé e incremente nossa esperança”, disse.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas