Gaudium news > “A fonte de todo dom perfeito é Deus, e Deus é amor”, afirma Papa Bento XVI

“A fonte de todo dom perfeito é Deus, e Deus é amor”, afirma Papa Bento XVI

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 26-04-2012, Gaudium Press) No dia 29 de abril, o 4º Domingo da Páscoa, a Igreja Católica celebra a 49º do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema “As vocações, dom do amor de Deus”. Por ocasião desta importante data, o Papa Bento XVI redigiu uma mensagem em que disserta sobre o tema do evento, afirmando, inicialmente, “que a fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é amor”.

Papa-Bento-XVI.jpg
“Amor de Deus é amor sem reservas”, diz Bento XVI em mensagem

Citando passagens do Evangelho, o pontífice afirma que a verdade profunda de nossa existência está contida no mistério admirável que se trata de que “cada criatura e particularmente cada pessoa humana é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31. 3)”. Segundo o Santo Padre, é a descoberta desse fato que muda, “verdadeira e profundamente, a nossa vida”.

O pontífice afirma que amor de Deus trata-se de “um amor sem reservas que nos prece, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem sua raiz na gratuidade absoluta de Deus”. Recordando palavras do Beato João Paulo II sobre o ministério sacerdotal, Bento XVI expressa que “cada gesto ministerial, enquanto leva a amar e a servir a Igreja, impele a amadurecer cada vez mais no amor e no serviço a Jesus Cristo Cabeça, Pastor e Esposo da Igreja, um amor que se configura sempre como resposta ao amor prévio, livre e gratuito de Deus em Cristo (Exort. ap. Pastores dabo vobis, 25)”.

“De fato, cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o ‘primeiro passo’, e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor ‘derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo’ (Rm 5, 5)”, destaca o Santo Padre, referindo-se especificamente ao sacerdócio.

Neste sentido, o Santo Padre exorta os “amados irmãos e irmãs” a abrir suas vidas para este amor de Deus, pois a “cada dia, Jesus Cristo chama-nos à perfeição do amor do Pai (cf. Mt 5, 48)”. “Na realidade, a medida alta da vida cristã consiste em amar como Deus; trata-se de um amor que, no dom total de si, se manifesta fiel e fecundo”, salienta o Papa Bento XVI.

Dirigindo-se aos “irmãos do episcopado, amados presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, catequistas, agentes pastorais e todos vós que estais empenhados no campo da educação das novas gerações”, o Santo Padre solicita que fiquem atentos para encontrar em suas comunidades paroquiais aqueles que manifestam sinais de uma vocação para o sacerdócio ou para uma especial consagração. “É importante que se criem, na Igreja, as condições favoráveis para poderem desabrochar muitos ‘sins’, respostas generosas ao amoroso chamamento de Deus”, destaca.

“Desejo que as Igrejas locais, nas suas várias componentes, se tornem «lugar» de vigilante discernimento e de verificação vocacional profunda, oferecendo aos jovens e às jovens um acompanhamento espiritual sábio e vigoroso. Deste modo, a própria comunidade cristã torna-se manifestação do amor de Deus, que guarda em si mesma cada vocação”, acrescenta Bento XVI.

Ao fim de sua mensagem, o Santo Padre destaca a importância das famílias para o desenvolvimento de um ser humano capaz de sentir o amor de Deus e por ele viver. “De fato, as famílias são não apenas o lugar privilegiado da formação humana e cristã, mas podem constituir também ‘o primeiro e o melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus’ (Exort. ap. Familiaris consortio, 53), fazendo descobrir, mesmo no âmbito da família, a beleza e a importância do sacerdócio e da vida consagrada”, conclui o pontífice. (BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas