Gaudium news > "Senhor, que eu veja!" – Congresso internacional no Vaticano

"Senhor, que eu veja!" – Congresso internacional no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 26-04-2012, Gaudium Press) Enre os dias 4 e 5 de maio o Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde promoverá um Congresso internacional sobre o deficiente visual que terá como denominação a frase de São Marcos “Rabbúni! Que eu possa ver novamente” (Mc 10, 51).

O encontro de estudos realiza-se no âmbito da Fundação “O Bom Samaritano”, que foi instituída em setembro de 2004 pelo Beato João Paulo II. A Fundação tem como finalidade apoiar economicamente os enfermos mais necessitados.

Especialmente nesse evento surgirá a ocasião de um aprofundamento sobre temas de prevenção e tratamento da cegueira, segundo as novas perspectivas de estudo e de pesquisa, tendo em conta também a experiência de métodos tradicionais.

Sobretudo o encontro será uma ocasião especial para promover o aspecto pastoral relacionado com os deficientes visuais. Ele será também uma oportunidade para encorajar organismos nacionais e internacionais, eclesiais e institucionais, a procurar alcançar um dos objetivos prioritários na luta à cegueira: o acesso universal e gratuito aos tratamentos.

Na programação do congresso, está previsto um estudo de como o deficiente visual está representado nas Sagradas Escrituras ao lado de uma contribuição científica de especialistas neste campo médico, trazendo as mais atuais conquistas e novidades na prevenção, tratamento e reabilitação de deficientes visuais.

A Pastoral e os projetos eclesiais terão também um aspecto importante no evento: testemunhos provenientes dos cinco continentes. Do Brasil, estará participando o Bispo de Limeira (SP), Dom Vilson Dias de Oliveira. Ele integrará uma mesa-redonda no sábado, dia 5, sobre o empenho eclesial a serviço dos deficientes visuais. (JSG)

Com informações Rádio Vaticana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas