Gaudium news > Os brasileiros sempre estiveram no coração de João Paulo II

Os brasileiros sempre estiveram no coração de João Paulo II

João Paulo II no Brasil.jpg
Os brasileiros sempre estiveram no coração de João Paulo II

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-04-2012, Gaudium Press) Na próxima terça-feira (01), a Igreja Católica em todo o mundo, celebra o primeiro aniversário da beatificação do Papa João Paulo II. Por diversas ocasiões durante o seu pontificado, o Papa fez menções ao Brasil e em especial, aos brasileiros, sempre enviando palavras de esperança, fé e caridade.

Uma destas citações aconteceu no dia 1º de janeiro de 2005, a última manifestação pública do Papa em língua portuguesa, Já era possível perceber a voz comprometida pela doença, mesmo assim o Santo Padre se fez entender dizendo: “Aos peregrinos de língua portuguesa: faço votos de um feliz ano novo, com a proteção maternal de Maria Santíssima”.

Outra ocasião ocorreu em 7 de novembro de 2004 quando João Paulo II falou diretamente para os brasileiros e fez um apelo em defesa da vida dizendo: “Faço votos de que todas as instâncias responsáveis da nação prossigam defendendo a vida desde a sua concepção até o seu termo natural”.

No dia 28 de março de 2004, logo após a oração mariana do Ângelus, o Papa falou aos educadores e
diretores das escolas do Estado de São Paulo, encorajando-os em sua missão e concedendo sua bênção a eles e aos alunos.

Em 14 de março de 2004, João Paulo II reitera a importância da campanha da fraternidade, que naquele ano teve como tema “água, fonte da vida”.

Voltando um pouco mais no tempo, a história nos remonta ao ano de 1980, exatamente no dia 1º de julho, quando João Paulo II, em sua visita ao Brasil, fala a milhares de jovens reunidos em Belo Horizonte (MG).

A eles, o Santo Padre disse: “Aprendi que um jovem cristão deixa de ser jovem, e há muito não é cristão, quando se deixa seduzir por doutrinas ou ideologias que pregam o ódio e a violência. Pois não se constrói uma sociedade justa sobre a injustiça. Não se constrói uma sociedade que mereça o título de inumana, desrespeitando e, pior ainda, destruindo a liberdade humana, negando aos indivíduos as liberdades mais fundamentais”.

Em 5 de outubro de 1997, João Paulo II também proferiu palavras aos brasileiros, em especial às famílias, pedindo:
“sede sempre conscientes da missão que Deus vos confia e atuai com todos os meios na construção da civilização do amor e da vida. O Senhor vos abençoe e vos acompanhe”. (LB/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas