Gaudium news > Padre Lombardi comenta carta de Papa Bento XVI ao episcopado alemão

Padre Lombardi comenta carta de Papa Bento XVI ao episcopado alemão

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 30-04-2012, Gaudium Press) O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi comentou na última semana a mensagem enviada pelo pelo Santo Padre ao episcopado alemão concernente à correta interpretação a ser atribuída á fórmula da Consagração do vinho na missa. Como destacou o sacerdote, em seu editorial para Octava dies, semanário de informação do Centro Televisivo Vaticano (CTV), o assunto abordado pelo pontífice na carta não serve somente para refinados especialistas, embora seja uma questão teológica, tem implicações para todo cristão.

Conforme Padre Lombardi, como salientou o pontífice na missiva escrita durante seu retiro em Castel Gandolfo na semana após a Páscoa, a tradução “por muitos”, mais fiel ao texto bíblico, deve ser preferida à tradução “por todos”, que pretendia tornar mais explícita a universalidade da salvação trazida por Cristo.

A carta serve, na realidade para entender o que é importante para o Papa e com qual atitude espiritual ele aborda o tema. Para o Sumo Pontífice as palavras da instituição da Eucaristia são absolutamente fundamentais, trata-se do coração da vida da Igreja, acrescentou o sacerdote.

Com o “por muitos”, Jesus se identifica com o Servo de Jahwé anunciado pelo profeta Isaías; portanto, repetindo essas palavras expressamos melhor uma dúplice fidelidade: a nossa fidelidade à palavra de Jesus, e a fidelidade de Jesus à palavra da Escritura. Não há dúvida sobre o fato que Jesus morreu para a salvação de todos, portanto, é tarefa de uma boa catequese explicar isso aos fiéis, mas, ao mesmo tempo, explicar o significado profundo das palavras da instituição da Eucaristia. O Senhor se oferece “por vós e por muitos”: sentimo-nos diretamente envolvidos e na gratidão tornamo-nos responsáveis pela salvação prometida a todos, Bento XVI já havia tratado dessa temática em seu livro sobre Jesus e, agora, pratica um ato exemplar de profunda catequese a propósito de algumas das palavras mais importantes da fé cristã, disse o Padre Lombardi.

Na verdade, uma lição de amor e de respeito pela Palavra de Deus,uma reflexão teológica e espiritual essencial para viver a Eucaristia com mais profundidade, expressou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. (BD/JS).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas