Gaudium news > Cardeal Piacenza afirma que Igreja necessita de santos que vivam ‘no coração de Jesus’.

Cardeal Piacenza afirma que Igreja necessita de santos que vivam ‘no coração de Jesus’.

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 02-05-2012, Gaudium Press) Em razão do Dia Mundial de Oração para a Santificação do Clero, que será celebrado no próximo dia 15 de junho, junto com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza enviou uma carta ao sacerdotes. Nela, entre outras coisas, o purpurado recordou aos presbíteros o chamado deles à santidade e os exortou à nova evangelização, com o intuito de evitar que as nações cristãs caiam em um novo tipo de ateísmo.

Segundo Cardeal Piacenza, as nações cristãs já não sentem a tentação de ceder a um ateísmo genérico, como no passado, “mas correm o risco de ser vítimas deste particular ateísmo que vem de haver esquecido a beleza e o calor da Revelação Trinitária”.

images.jpeg
Segundo o cardeal, aos sacerdotes cabe a tarefa de evitar que os fiéis cedam ao ateísmo

Para o prefeito da Congregação para o Clero, aos sacerdotes cabe a tarefa de evitar que os fiéis cedam ao ateísmo. Eles “devem canalizar tudo para a Comunhão Trinitária: só a partir dela, e aprofundando-se nela, os fiéis podem descobrir verdadeiramente o rosto do Filho de Deus e sua contemporaneidade, e podem verdadeiramente chegar ao coração de todo homem e à pátria a qual todos são chamados”.

Detendo-se mais longamente na importância da atividade sacerdotal, Cardeal Piacenza destacou que, ao ser ordenado, o sacerdote não aceita apenas o convite para santificar-se, mas também o de converter-se em ministro da santificação. “Não podemos nos santificar sem trabalhar para a santidade de nossos irmãos, e não podemos trabalhar para a santidade de nossos irmãos sem que antes tenhamos trabalhado e trabalhemos por nossa santidade”, disse.

Neste sentido, o cardeal comentou os escândalos em que se envolveram alguns membros do clero e que levantaram suspeitas sobre sacerdotes honestos. “Como ministros da misericórdia de Deus, sabemos, portanto, que a busca da santidade sempre pode ser retomada a partir do arrependimento e do perdão. Contudo, às vezes sentimos a necessidade de pedi-lo, cada sacerdote, em nome de todos os sacerdotes e para todos os sacerdotes”, manifestou.

Para concluir sua mensagem, o purpurado falou sobre a importância do Ano da Fé no sentido de levar a mensagem de Cristo a todo mundo.
Segundo Cardeal Piacenza, “não será possível nenhuma evangelização se os cristãos não somos capazes de surpreender e comover novamente o mundo com o anúncio da Natureza do Amor de Nossos Deus, na Três Divinas Pessoas que a expressam e que nos fazem partícipes de sua mesma vida”.

“O mundo de hoje, com suas lacerações cada vez mais dolorosas e preocupantes, necessita do Deus-Trindade, e anunciá-lo é a tarefa da Igreja. A Igreja, para poder desempenhar esta tarefa, deve permanecer indissoluvelmente abraçada a Cristo e não deixar nunca que se separe d’Ele: necessita de santos que vivam ‘no coração de Jesus’ e sejam testemunhas felizes do Amor Trinitário de Deus. E os sacerdotes, para servir a Igreja e o mundo, necessitam ser santos!”, concluiu o purpurado. (BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas