Gaudium news > Juramento de novos recrutas para a Guarda Suíça acontece no próximo domingo

Juramento de novos recrutas para a Guarda Suíça acontece no próximo domingo

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 03-05-2012, Gaudium Press) A cerimônia de juramento de novos recrutas para a Guarda Suíça acontecerá no próximo domingo, 06 de maio, no Palácio Apostólico. A data marca o aniversário de morte de 147 soldados suíços, que em 1527 sucumbiram em defesa do Papa Clemente VII durante o saque de Roma.

Guarda Suiça.jpg
A Guarda Suiça Pontifícia é o exército mais antigo do mundo

Conforme a Rádio Vaticano, as celebrações em homenagem aos soldados mortos já começam no sábado, 05, com a Missas das Vésperas e diversas outras cerimônias. No dia 06, momentos antes do juramento dos novos integrantes da Guarda, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, presidirá uma missa na Basílica de São Pedro também para lembras os soldados mortos.

O saque de Roma
O Saque de Roma foi uma invasão militar comandada pelas tropas amotinadas de Carlos de Habsburgo, rei de Espanha e imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Na ocasião, cerca de 40 mil homens invadiram a Cidade Eterna, entre os quais vinte mil alemães, em sua maioria extremistas luteranos.

Uma das explicações para invasão reside, aliás, no fato de que a maioria dos solados que compunham o exército do imperador eram luteranos. Eles teriam invadido Roma por causa da questão religiosa, de sua riqueza e da facilidade de tomá-la.

O conflito foi sangrento e muitos romanos sucumbiram. O Papa Clemente VII conseguiu fugir para o Castelo Santo Ângelo. Dos 189 guardas que estavam de plantão naquele dia, apenas 42 sobreviveram.

GSP
A Guarda Suíça Pontifícia (GSP) é o exército mais antigo do mundo. É responsável pela segurança do Santo Padre e também pelo controle dos ingressos de acesso à Cidade do Vaticano e pela vigilância do Palácio Apostólico. A história dos suíços no serviço da segurança do Sumo Pontífice teve início em 22 de janeiro de 1506, com a chegada, a pedido do Papa Giulio II, de 150 homens vindos à pé de Lucerna que entraram em Roma pela Piazza del Popolo. (BD/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas