Gaudium news > “O segredo do serviço de um guarda suíço é a constante referência a Cristo”, recorda o Papa a novos membros

“O segredo do serviço de um guarda suíço é a constante referência a Cristo”, recorda o Papa a novos membros

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 07-05-2012, Gaudium Press) Com votos de “fazer aqui em Roma a singular experiência da universalidade da Igreja e de fortalecer e aprofundar a fé, principalmente com os momentos de oração e com os encontros que caracterizam estes dias”, o Papa Bento XVI recebeu hoje de manhã na Sala Clementina os 26 novos guardas suíços e seus familiares por ocasião do juramento que aconteceu ontem na Sala Paulo VI.

O dia 6 de maio é uma data fixa para a cerimônia em memória da heróica morte dos 147 soldados mortos em defesa do Papa Clemente VII no Saque de Roma em 1527. Foi a primeira vez em que esse antigo Corpo de Guarda sacrificou a própria vida defendendo o Santo Padre.

Há 506 anos a Guarda Suíça Pontifícia (GSP) é responsável pela defesa pessoal do Papa e de seus aposentos.

A audiência do Santo Padre é uma longa tradição no juramento dos guardas. É também um dos dois momentos oficiais (início e fim do serviço) em que os guardas têm a possibilidade de falar pessoalmente com o Papa e apresentar seus pais.

É um “privilégio trabalhar por alguns anos no coração da cristandade e viver na ‘Cidade Eterna'”, obesrvou o Papa agradecendo-lhes por consagrarem alguns anos “em total disponibilidade ao Sucessor de Pedro e a seus colaboradores”.

O Papa recordou aos mais jovens membros que o “peculiar serviço” da GSP caracteriza: “firmeza na fé católica, fidelidade e amor à Igreja de Jesus Cristo, diligência e perseverança nos pequenos e grandes deveres cotidianos, coragem e humildade, altruísmo e disponibilidade. Destas virtudes deve ser pleno o vosso coração quando prestardes o serviço de honra e de segurança no Vaticano”, afirmou.

Entre os valores recordados o pontífice ressaltou também o chamado de todo cristão para servir o próximo, que em modo particular diz respeito ao serviço de um guarda suíço. “Estai atentos uns com os outros – observou o Santo Padre – para vos apoiar no trabalho cotidiano e para vos edificar reciprocamente e conservai o estilo de caridade evangélica em relação às pessoas que todos os dias encontrardes”.

O Papa salientou também a importância de edificar a própria vida também profissional em Jesus Cristo. “O segredo da eficácia do vosso trabalho aqui no Vaticano, assim como de todo vosso projeto é, portanto, a constante referência a Cristo. Este é também o testemunho de não poucos vossos predecessores, que se distinguiram não somente na realização de seu trabalho, mas também no compromisso de vida cristã”, disse. (AA/JS)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas