Gaudium news > Mortos por gripe suína no México podem chegar a mais de 100

Mortos por gripe suína no México podem chegar a mais de 100

Cidade do México (Segunda, 27-04-2009, Gaudium Press) Todo um país em alerta máximo. É o que está vivendo o México, após o número total de mortos pela gripe suína ter chegado a 103, segundo estimativas do próprio ministro da Saúde do país, José Angel Cordova. O país foi o primeiro a registrar casos da nova variedade de vírus do tipo Influenza A, transmitido por porcos e ainda sem vacina, e considerado pela Organização Mundial da Saúde como potencial risco de pandemia global.

No México, onde há mais 1.614 casos detectados, as autoridades alertam para a população evitar aglomerações em lugares fechados. Com isso, diversos eventos públicos foram suspensos pelo governo, como partidas de futebol e até missas. O presidente do país, Felipe Calderón, assinou um decreto pelo qual que se dá maiores poderes para tomar decisões acerca da epidemia, como determinar que um paciente suspeito seja posto em quarentena.

A gripe suína tem sintomas parecidos aos da gripe comum, com tosse, febre acima de 39ºC, forte dor de cabeça , dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, e vômitos e diarreia mais severos.

Além do México, há casos confirmados nos EUA, Canadá e Espanha, todos registrados em pessoas que estiveram recentemente no país caribenho. O governo americano confirmou 20 infectados; não há mortos pelo vírus. O mesmo acontece com o Canadá, com sete doentes, e com a Espanha, que registrou nesta segunda-feira o primeiro caso confirmado da doença na Europa.

Há ainda suspeitas de infectados na Nova Zelândia (10), Colômbia (9), Suíça (5), Inglaterra (2), Israel (2), Austrália (2) e Hong Kong (1).

O Ministério da Saúde do Brasil descartou hoje cedo o risco de contágio no país. Os dois casos suspeitos de pessoas que voltaram de uma viagem ao México e estavam internadas em São Paulo para um diagnóstico do quadro deram negativo para a gripe suína. O governo federal criou um gabinete especial para monitorar a epidemia e intensificou a fiscalização e o atendimento nos portos e aeroportos do país.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas