Gaudium news > Álvaro Uribe autoriza a Cruz Vermelha e a Igreja Católica a mediarem a libertação de sequestrados

Álvaro Uribe autoriza a Cruz Vermelha e a Igreja Católica a mediarem a libertação de sequestrados

Bogotá (Segunda, 27-04-2009, Gaudium Press) O presidente colombiano Álvaro Uribe anunciou neste sábado à tarde durante um conselho comunal em Facatativa departamento de Cundinamarca, que a Igreja Católica pode auxiliar a Cruz Vermelha Internacional na mediação de reféns sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele se referiu a eventual liberação por parte do grupo do cabo do Exército Paulo Emilio Moncayo.

O mandatário colombiano afirmou que não permitirá que esse processo se converta num “festim politiqueiro”, e que só aceitará que a logística seja comandada pela Cruz Vermelha Internacional e pela Igreja Católica. “A única instituição autorizada para avançar nesse processo é a Cruz Vermelha Internacional, que pode ser ajudada pela Igreja Católica”, disse Uribe.

Neste momento, está pendente a liberação do cabo do Exército Paulo Emilio Moncayo, sequestrado há 11 anos e meio pela guerrilha das Farc. O grupo anunciou em uma carta divulgada na quinta-feira, dia 16, sua vontade unilateral de por fim ao cativeiro do militar.

Em seu anúncio, o presidente Uribe insistiu em ressaltar que por trás da libertação há interesses políticos, e que por nenhum motivo permitirá que o processo se dilate e se converta numa cortina de fumaça por parte das Farc.

Ainda não há informações de quando e como será feita a entrega do cabo Moncayo. O governo colombiano aguarda, agora, uma nova manifestação das Farc para prosseguir nas negociações.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas