Gaudium news > Jornada Mundial da Juventude pode ter edição na África

Jornada Mundial da Juventude pode ter edição na África

Roma (Quinta-feira, 17-05-2012, Gaudium Press) Dom Barthélemy Adoukonou, secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, incentivou aos jovens a pedirem ao Santo Padre Bento XVI que seja feita uma Jornada Mundial da Juventude na África, após a próxima que ocorrerá no Brasil, em 2013.

Dom Barthélemy Adoukonou.jpg
Dom Barthélemy Adoukonou
Secretário do Pontifício
Conselho para a Cultura

Em discurso na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Dom Adoukonou declarou: “Faremos tudo o que seja possível para impulsionar a juventude a que peça ao Santo Padre que, se nós somos pulmões da humanidade, por que não ser também pulmões da juventude cristã e africana?”.

Essa não é a primeira vez que o tema foi levantado. A sugestão já havia sido abordada no final de março deste ano, em um encontro entre o comitê organizador da JMJ Madri 2011 e Rio 2013.

Bento XVI afirmou também, em sua viagem apostólica ao Benin, em novembro de 2011, que a África é o novo continente da esperança, e em diversas ocasiões disse que também é o pulmão do mundo.

“É um desafio para futuro. Devemos começar desde já a insistir nisto e convidar o Santo Padre a ter presente a África na próxima escolha”, disse o prelado.

Se ele tivesse que escolher o país no qual se poderia celebrar o evento, Dom Adoukonou explicou que escolheria a capital da Costa do Marfim, Yamoussoukro, pois a região possui uma réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano.

O templo ao qual o secretário do Pontifício Conselho para a Cultura se refere é a maior igreja da África, consagrada pelo Papa João Paulo II em 10 de setembro de 1990. A Basílica dedicada a Nossa Senhora da Paz é um dos maiores locais de culto cristão do mundo. (EPC)

Com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas