Gaudium news > Pontifício Conselho dos Leigos quer recolher assinaturas na luta a favor da vida por nascer

Pontifício Conselho dos Leigos quer recolher assinaturas na luta a favor da vida por nascer

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 18-05-2012, Gaudium Press) O Pontifício Conselho dos Leigos (PCL), através de seu site, informou que apresentou à União Europeia um projeto que visa recolher assinaturas a favor do reconhecimento da dignidade humana e do direito à vida de todo ser humano.

A petição só será aceita pela União Europeia, segundo o PLC, se a Igreja Católica reunir até 11 de maio de 2013, – o que contabilizaria um ano de campanha – um milhão de assinaturas. E para que a peticão seja válida, deve-se respeitar a condição de que o documento contenha assinaturas de pessoas oriundas de pelo menos sete estados europeus.
De acordo com o órgão da Santa Sé, a União Europeia “não pode mudar as leis dos estados nas matérias que se referem à vida por nascer, mas pode, por si mesma, comportar-se de modo coerente com o princípio da igualdade de dignidade de cada ser humano desde a concepção em toda as atividades que desenvolve diretamente – pesquisa científica, ajuda ao desenvolvimento, caridade etc”.

A fim de que o número de assinaturas seja alcançado, o PLC constituiu um comitê formado por 41 representantes de 21 movimentos pró-vida de 20 nações. Eles terão o objetivo de suscitar a participação de todo os 27 estados presentes no continente europeu.

Conforme o PCL, a campanha será uma missão “ad gentes”, ou seja, o recolhimento de assinaturas será acompanhado de diversas atividades educativas e culturais, marcadas pela unidade e pela colaboração de todas as associações e movimentos cristãos de toda União Europeia que queiram participar da iniciativa.

O órgão vaticano espera dessa forma conseguir “uma unidade de tentativas que seja totalmente forte e visível” e “um diálogo sincero com todos os homens”.

Para o PLC, é de urgente necessidade que haja “uma renovação civil e moral neste momento de crise, de desconfiança, e de resignação”, que pode começar a partir de dar “uma grande voz a quem não tem voz”. Segundo o dicastério, a campanha será “importante para suscitar um verdadeiro despertar dos povos europeus”.

“Um de Nós”
Reforçando a luta da Igreja Católica a favor da vida por nascer, a organização cristã italiana Movimento pela Vida realizará no domingo, 20, na Sala Paulo VI, na Cidade do Vaticano, o evento “Um de Nós”.

A manifestação acontece das 9h até às 13h30 (horário local). A partir das 12h, haverá uma conexão com a Praça São Pedro para que os participantes rezem o Ângelus junto com o Papa Bento XVI. Espera-se que o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, participe do encontro.

Apoiam esta iniciativa diversos movimentos cristãos pró-vida, tais como “Comunhão Liberação; “Movimentos do Focolares”; “Ação Católica”; o “Fórum das Associação Familiares”; a Comunidade Papa João XXIII”; a “Renovação no Espírito Santo”; e o “Caminho Neocatecumenal”.

Com informações da EWTN notícias e ACI.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas