Gaudium news > Universidade Lumsa, de Roma, abre uma cátedra dedicada ao estudo histórico sobre o Papa Paulo VI

Universidade Lumsa, de Roma, abre uma cátedra dedicada ao estudo histórico sobre o Papa Paulo VI

Roma (Sexta-feira, 18-05-2012, Gaudium Press) Na Libera Università degli Studi Maria SS. Assunta de Roma, ou simplesmente Lumsa, no setor científico-disciplinar de História Contemporânea nasce “Cátedra Paulo VI”. A sua figura “requer a pesquisa e o estudo, em particular na peculiar perspectiva da Ciência Histórica”, observou o reitor da Universidade, o Prof. Giuseppe Dalla Torre. Até agora a figura do Papa Montini é estudada principalmente na fundação de Brescia, Opera per l’Educazione Cristiana (Obra para a Educação Cristã). Hoje, na Sala de Imprensa vaticana foi apresentado o projeto em uma conferência para a imprensa.

Paulo VI, que continuou depois de João XXIII o Concílio Vaticano II, foi o primeiro Papa que falou à Organização das Nações Unidas (ONU), e “permanecerá nos séculos também como um Papa que amou e estimou o seu tempo, e olhou o mundo moderno com simpatia, buscando a reconciliação entre a época moderna e a fé cristã”, observou o cardeal Giovanni Battista Re, por longos anos colaborador do pontífice.

João Batista Montini “tinha uma inata paixão pela formação das pessoas: formação religiosa, mas também a formação civil, social e em algum sentido também político”, continuou o purpurado.

A “Cátedra Paulo VI” quer aproximar sua figura das jovens gerações que “não sabem nada dele, ou quase” dando-lhes a parte da pesquisa científica, observou o Prof. Dalla Torre. O projeto será patrocinado por três anos pelo Crédito Cooperativo Italiano (BCC – Crédito Cooperativo).

A Fundação Opera per l’Educazione Cristiana compreende um arquivo de cerca 100 mil documentos, entre os quais os escritos de Paulo VI; uma biblioteca especializada que acolhe 10 mil volumes da biblioteca pessoal de Giovanni Battista Montini, mais de 23 mil volumes relativos a sua personalidade e obra.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas