Gaudium news > Papa almoça com membros do Colégio Cardinalício

Papa almoça com membros do Colégio Cardinalício

561290_255189324589122_204528906321831_485467_87530759_n.jpg
A refeição iniciou-se por volta das 13h desta segunda-feira

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-05-2012, Gaudium Press) Por volta das 13h desta segunda-feira, na Sala Ducal do Palácio Apostólico, membros do Colégio Cardinalício reuniram-se com o Santo Padre para um almoço no qual Bento XVI agradeceu todas as manifestações dos cardeais pelos seus 85 anos de vida e pelo início do oitavo ano de pontificado.

O Cardeal Ângelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício, disse, em seu discurso feito antes do almoço, que em sete anos de pontificado, o Papa “jamais deixou de convidar todos os fiéis a redescobrir os conteúdos da fé, de uma fé professada, celebrada, vivida e rezada, como bem recordou em sua Carta Apostólica Porta Fidei”.

O Cardeal Sodano disse que Bento XVI como o “Bom Samaritano pelas estradas do mundo”, “continua a nos estimular ao serviço ao próximo, lembrando-nos sempre as palavras de Jesus: ‘todas as vezes que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer'”.

Após o almoço, Bento XVI, de improviso, agradeceu “primeiro ao Senhor, por ter concedido tantos anos de vida com tantas alegrias e tempos esplêndidos, mas também de noites obscuras. Mas numa retrospectiva sabe-se que as noites eram necessárias e boas, motivo de agradecimento”.

Ecclesia militans

“Hoje as palavras Ecclesia militans estão um pouco fora de moda, mas na realidade cada vez mais podemos melhor compreender que são verdadeiras. Vemos como o mal quer dominar o mundo e que é necessário empreender uma batalha contra o mal. Vemos como isso acontece de tantas maneiras, cruéis, com diversas formas de violência, mas também mascarado com o bem e assim destruindo os alicerces morais da sociedade”, disse Bento XVI, respondendo ao Cardeal Sodano.

Em seguida, citando Santo Agostinho, o Papa enfatizou: “toda a história é uma luta entre dois amores: amor a si mesmo até o desprezo de Deus, amor de Deus até o desprezo de si mesmo no martírio”

Nessa luta contra o mal, o Papa lembrou que é preciso ter amigos: “E, para mim, estou circundado pelos amigos do Colégio Cardinalício, que são meus amigos e me fazem sentir em casa. Me sinto seguro nessa companhia de grandes amigos que estão comigo e, todos juntos, com o Senhor”.

Por fim, antes de ser homenageado com um “Parabéns a você”, o Papa teve tempo de lembrar que o Senhor disse: “Coragem! Eu venci o mundo! Nós estamos no ‘time’ do Senhor, portanto estamos no ‘time’ vitorioso”. (JS)

Com informações da Radio Vaticana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas