Gaudium news > Em Genebra, Mons. Zimowski pede o respeito aos direitos humanos e justiça social na cobertura universal da saúde

Em Genebra, Mons. Zimowski pede o respeito aos direitos humanos e justiça social na cobertura universal da saúde

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-05-2012, Gaudium Press) “Um maior número de países, em particular aqueles com economias emergentes, está se movendo para uma cobertura global das necessidades da saúde” graças às próprias “boas políticas”. Mas nota-se também que o “progresso no âmbito da cobertura universal não é prerrogativa dos Estados de alta renda”, observou Mons. Zygmunt Zimowski, presidente do Pontifício Conselho para os Operadores Pastorais na 65ª Assembleia Mundial da Saúde, que acontece nestes dias em Genebra, na Suíça.

ppzimowski090312.jpg
 Dom Zygmunt salientou o trabalho da Igreja Católica na obtenção dos direitos à saúde 

A reunião acontece sob o tema das “Estruturas sustentáveis para o financiamento da saúde e a cobertura universal de assistência sanitária e serviços”. Apresentando a posição da Santa Sé, Mons.Zimowski pediu um “maior empenho em todos os níveis para assegurar que o direito à saúde seja efetivo, promovendo o acesso aos cuidados da saúde de base”, citando também o apelo do Papa Bento XVI às comunidades internacionais para oferecerem um apoio por parte dos países industrializados àqueles de baixa renda.

“No plano nacional – continuou o presidente do Pontifício Conselho para os Operadores Pastorais – portanto, o progresso para a cobertura universal não pode ser unicamente um esforço do aparato estatal. Ele requer o apoio da sociedade civil e das diversas realidades agregadoras e comunitárias, cuja contribuição ao fornecimento de serviços de saúde é fundamental”.

Mons. Zygmunt Zimowski recordou o grande empenho da Igreja Católica em países economicamente em desvantagem: Atualmente operam 120 mil instituições sociais e de saúde em várias partes do mundo administradas pela Igreja.

Ele ainda , na ocasião, que se permita que as agências internacionais católicas trabalhem sem “obrigar a participação em ações moralmente inaceitáveis”, respeitando a própria “especificidade e em espírito de colaboração”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas