Gaudium news > Papa visita região de Abruzzo, devastada por terremoto, e diz estar “admirado” com a coragem da população

Papa visita região de Abruzzo, devastada por terremoto, e diz estar “admirado” com a coragem da população

Abruzzo (Terça, 28-04-2009, Gaudium Press) O Papa fez hoje sua tão esperada visita à região de Abruzzo, a mais devastada pelo terremoto do dia 6 de abril, na Itália. Gaudium Press já havia adiantado a visita do pontífice à área, após a confirmação da viagem pelo diretor da Sala de Impresa da Santa Sé, padre Federico Lombardi. O Papa esteve nas cidades de Onna e Aquila, onde visitou locais de tendas de desabrigados e conversou com as equipes de socorro.

Por volta das 9 horas, Bento XVI deixou o Vaticano com destino a Onna. Devido ao mau tempo, o trajeto foi feito pelo comboio papal de automóvel, e não de helicóptero, como havia sido programado. Na área de tendas de Onna, o Papa abraçou e conversou com os desabrigados e rezou pelas vítimas.

“Quis vir, pessoalmente, a esta terra esplêndida e ferida, que está vivendo dias de grande dor e luto, para exprimir, de modo direto, a minha cordial solidariedade. Estive ao lado de vocês desde o primeiro momento, quando recebi a notícia deste violento abalo sísmico. Segui, com apreensão, os acontecimentos e partilhei das suas lágrimas pela perda de seus entes queridos e de seus bens”, declarou o Santo Padre.

“Fiquei admirado pela coragem, a dignidade e a fé, com as quais vocês enfrentaram esta dura provação, demonstrando a grande vontade de jamais ceder às adversidades. Vocês não desanimaram. Pelo contrário, têm uma força de vontade que suscita esperança”.

Em um clima de forte comoção com os presentes, o Papa expressou sua solidariedade com todos que agora vivem em tendas e carros, não obstante o frio e a chuva habituais da cidade. Referiu-se aos tantos jovens, “obrigados bruscamente a enfrentar a dura realidade” e a interromper seus estudos, e as pessoas idosas, “privadas dos seus costumes habituais”.

Além de reunir-se com a população, o Papa também esteve com as equipes de resgate e socorro que permanecem em Aquila. Voluntários, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, todos ouviram as palavras de conforto do pontífice. O prefeito da cidade, Massimo Cialente, o arcebispo, monsenhor Giuseppe Molinari, e o presidente da região de Abruzzo – equivalente, no Brasil, a governador -, Gianni Chiodi, também participaram do encontro.

Bento XVI disse que a sua presença na região é um forte sinal “do fato de que Jesus, crucificado e ressuscitado, não nos abandona; ele não deixa de seguir o futuro de cada um de vocês; ele não é surdo ao grito preocupado de tantas famílias que perderam tudo. Espero que esta cidade e esta terra possam ressurgir!”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas