Gaudium news > O Papa não se deixa amedrontar pelos ataques, observa Cardeal Bertone

O Papa não se deixa amedrontar pelos ataques, observa Cardeal Bertone

Roma (Terça-feira, 05-06-2012, Gaudium Press) “A transparência, porém, é um fato de compromisso, um fato de solidariedade de uns com os outros, de confiança. Não é um ato de cinismo ou um ato de superficialidade: não basta ter conhecimento de alguns documentos e publicar documentos parciais para conhecer a verdade plena dos fatos”, salientou o cardeal secretário de Estado Vaticano, Tarcisio Bertone em uma entrevista concedida ontem ao diretor de TG1 do canal público RAI1, Alberto Maccari, e apresentada ao jornal televisivo das 20h. O purpurado falou sobre o Encontro Mundial das Famílias em Milão e sobre a fuga dos documentos reservados do apartamento papal.

Tarcisio Bertone[3].jpg
Cardeal Tarcísio Bertone

Encontro das Famílias em Milão

Foi uma “manifestação extraordinária de amor ao Papa e de acompanhamento, de apoio a ele e ao seu magistério, a sua obra, a alegria e o entusiasmo em torno dele”, assim definiu a partipação das pessoas no Encontro em Milão o secretário de Estado. Bento XVI , “que foi chamado ‘o grande treinador’ do grande time da Igreja universal para os campeonatos do terceiro milênio, recebeu uma grande “standing ovation” que nenhum jogador, nenhum treinador e nenhum protagonista da vida social e artística teve. O Papa estava, portanto, muito contente, e muito comovido também”, observou o purpurado.

O Cardeal Bertone reafirmou também as mensagens dos instrumentos concretos do Papa: “instrumentos de solidariedade, de geminação entre famílias, apoiando principalmente as que estão em dificuldade, a geminação entre as paróquias, entre comunidades e cidades. Parece-me que ele também indicou vias percorríveis concretamente para sair das situações de precariedade e para olhar adiante”, disse.

Tranquilo, de Fé, de Oração e de Coragem

Pela primeira vez o secretário de Estado Vaticano se expressou publicamente sobre a fuga dos documentos reservados do apartamento papal. O purpurado ressaltou a importância também das relações pessoais, não só dos documentos. “Os papéis são importantes – observou – mas as relações pessoais são muito mais. O que é mais triste nestes eventos e nestes fatos, é a violação da privacidade do Santo Padre e de seus colaboradores mais próximos. Gostaria porém de dizer que estes não foram e não são dias de divisão, mas de unidade, e gostaria também de acrescentar que são principalmente dias de força na fé, de firme serenidade também nas decisões. É o momento da coesão de todos aqueles que querem servir realmente a Igreja”.

Embora os ataques desta vez pareçam “mais mirados, às vezes até ferozes, dilacerantes e organizados”, Bento XVI, afirmou o Cardeal Bertone, “é um homem tranquilo, de grande fé e de grande oração. Não se deixa certamente amedrontar pelos ataques, de qualquer gênero, e também pelas duras incrustações dos preconceitos. Quem lhe está próximo e trabalha a seu lado, é apoiado por esta grande força moral do Papa.

Bento XVI, como já disse em outras ocasiões, é um homem que escuta todos, é um homem que segue adiante fiel à missão que recebeu de Cristo, e sente o grande afeto das pessoas. Especialmente nestes dias, sentiu um afeto plenário das pessoas que lhe estão próximas, dos jovens e das famílias com as crianças, que aplaudiam freneticamente o Papa”.

“Parece-me – continuou – que a viagem a Milão lhe tenha dado uma posterior força. Além disso, quero ressaltar uma palavra que repetiu muitas vezes, até antes de sair do pátio da arquidiocese de Milão: é a palavra ‘coragem’. Disse essa palavra aos outros, disse para os jovens, para os jovens que tentam formar uma família, disse às famílias em dificuldades e disse também às autoridades e a diz para toda a Igreja. Diz esta palavra porque é convicto interiormente, é a sua força que lhe vem da fé e da ajuda de Deus, e portanto a diz a todos: “Coragem!”. E a disse também para todas as vítimas do terremoto. Repito: gostaria que nós interiorizassemos esta palavra ao lado do Papa, sob a sua guia”. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas