Gaudium news > Papa recebe participantes do 15º Seminário Mundial dos Capelães Católicos da Aviação Civil

Papa recebe participantes do 15º Seminário Mundial dos Capelães Católicos da Aviação Civil

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 11-06-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI reuniu-se nesta segunda-feira, 11, na Sala do Consistório, com Capelães Católicos da Aviação Civil e membros das Capelanias dos Aeroportos. Eles estão em Roma para participar de seu 15º Seminário Mundial, que acontecerá entre hoje e quinta-feira, 14 de junho.

Durante o encontro, o pontífice dissertou sobre o papel dos aeroportos, destacando que eles refletem cada vez mais a realidade globalizada do nosso tempo, pois são ponto de encontro de diversas nacionalidades, culturas, religiões e condições sociais.

Bento XVI afirmou também que aeroportos são locais onde realidades difíceis se cruzam, como a das pessoas “que vivem uma expectativa cheia de angústia na tentativa de transitar sem os documentos necessários, como emigrantes ou requerentes de asilo” e das que enfrentam “as dificuldades causadas pelas medidas para contrastar os atos terroristas”.

Traçado este panorama, o Santo Padre fez questão de salientar que é “neste contexto humano espiritual”, que os capelães e membros das Capelanias são chamados a proclamar a Boa Nova, “mediante a palavra, a vossa presença, o vosso exemplo e o vosso testemunho, bem cientes de que as pessoas sabem, mesmo nos encontros casuais, reconhecer um homem de Deus e que, frequentemente, uma pequena semente num terreno acolhedor pode germinar e produzir frutos abundantes”.

O Santo Padre falou ainda sobre Nossa Senhora de Loreto, padroeira de todos os que viajam de avião, cujo título é inspirado na tradição que atribui aos anjos o transporte da Casa de Maria de Nazaré a Loreto. Neste sentido, recordou a passagem do Evangelho segundo São Lucas, em que a Santa Casa testemunhou o voo do arcanjo Gabriel, que trouxe a Maria o feliz anúncio de que iria tornar-se Mãe do Filho do Altíssimo.

“Assim o Eterno entrou no tempo, Deus fez-Se homem e veio habitar no meio de nós (Jo 1, 14) É a manifestação do amor infinito de Deus pela sua criatura”, ressaltou o Papa Bento XVI, destacando, por fim, que a missão da Igreja “é anunciar Jesus Cristo, único Salvador do mundo”.

15º Seminário Mundial

Promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o 15º Seminário Mundial dos Capelães Católicos da Aviação Civil e membros das Capelanias dos Aeroportos será realizado a partir do tema “A Nova Evangelização no Mundo da Aviação Civil.

Ao todo são esperados 100 participantes provenientes de 32 aeroportos internacionais de 15 países da Europa, das Américas e da África. (BD/JS)

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas