Gaudium news > Guerrilha da Colômbia liberta missionário católico depois de negociação com CEC

Guerrilha da Colômbia liberta missionário católico depois de negociação com CEC

Bogotá (Quarta, 29-04-2009, Gaudium Press) O missionário da Igreja Católica Edgar Humberto Obando Olaya foi libertado pelo Exército de Liberação Nacional (ELN) no último dia 26 em uma zona montanhosa do sul da Bolívia, informou nesta quarta-feira a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC). Olaya foi sequestrado pelo grupo guerrilheiro colombiano em agosto de 2006.

O ELN também entregou, na mesma ocasião, uma mensagem em que declara sentir “esperança” de que a Igreja Católica possa mediar as negociações para a saída de um conflito que já dura mais de 40 anos.

O bispo de Magangué, monsenhor Leonardo Gómez Serna, o jesuita Libardo Valderrama e o secretário da Comissão de Conciliação Nacional, padre Dario Echeverri, participaram do processo de libertação.

“Apesar de seu estado de saúde estar bom, ele está sendo submetido a exames rigorosos para conhecer melhor sua condição”, afirmou a CEC.

O ELN surgiu na década de 1960 estimulado pelo sucesso da Revolução Cubana, o que lhe confere um caráter comunista. O grupo é um dos maiores responsáveis pelos sequestros na Colômbia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas