Gaudium news > Alunos de 23 países participam da 13ª Escola de Verão da Specola Vaticana em Castel Gandolfo

Alunos de 23 países participam da 13ª Escola de Verão da Specola Vaticana em Castel Gandolfo

Castel Gandoldo (Sexta-feira, 15-06-2012, Gaudium Press) Desde o último dia 3 de junho, 25 alunos provenientes de 23 países participam da 13ª Escola de Verão da Specola Vaticana, observatório astronômico da Santa Sé. As aulas, práticas e teóricas, que seguem até o dia 29 de junho, acontecem na sede da Specola, localizada em dos extremos da residência apostólico de Castel Gandolfo, onde o pontífice passa suas férias.

specola_vaticana_adn--400x300.jpg
No dia 6 de junho, os jovens participantes do curso se dirigiram até o telescópio do Observatório para observarem o alinhamento de Vênus com o Sol

A iniciativa começou em 1986 e acontece bienalmente. Neste ano, os sacerdotes-astrônomos da Companhia de Jesus e responsáveis pela gestão do observatório papal, decidiram centrar o curso em torno do tema “A formação e a evolução das massas estrelares”.

Uma das atividades de destaque do curso aconteceu no último dia 6 de junho. Os jovens se levantaram cedo e se dirigiram ao telescópio localizado no terraço do palácio apostólico de Castel Gandolfo, de onde observaram o alinhamento de Vênus com o Sol, uma espécie de eclipse que só voltará a acontecer em 2117.

Antes do encerramento do curso, os jovens assistirão a uma audiência geral com o Papa Bento XVI no Vaticano.

Jovens de países em desenvolvimento

Embora aberto a jovens de diversas nacionalidades, o curso volta-se com mais atenção para àqueles provenientes de países em desenvolvimento. Nesta edição, as nações representadas são: Argentina, Brasil, Peru, Honduras, Costa Rica, Chile, Nepal, Armênia, Georgia, Madagascar, Tailândia, Bulgária, Eslováquia e Vietnã, além dos países desenvolvidos Estados Unidos, Alemania, Inglaterra, Itália e Canadá.

A hospedagem e a alimentação dos jovens de países em desenvolvimento que participam do programa é garantida pelo Vaticano, que conta com um sistema de bolsa para arcar com os custos. Os jesuítas, responsáveis pelo Observatório Vaticano, explicam que esse favorecimento tem como objetivo asseguram uma certa igualdade na distribuição geográfica dos países participantes do cursos

Ciência e Igreja juntas

Comentando a respeito do curso em entrevista ao Vatican Insider, o membro do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (Inaoe), a mexicana Giannina Dalle Mese Zavala, destacou a história do observatório vaticano, um dos mais antigos do mundo, e reconheceu a excelência de seu curso de verão.

Gianninna salientou também que no curso de verão fica claro que a ideia de que a Igreja se opõe à ciência ficou para trás. “Durante as lições os sacerdotes transmitem seus conhecimentos sem nenhum tipo de limite ou condicionamento”, disse a integrante do Inaoe, que afirma estar duplamente contente porque é cientista e também católica. “Não vejo contradição nisto”, declarou. (BD/JS)

Com informações do Vatican Insider.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas