Gaudium news > Dom Mamberti aponta “perda progressiva de identidade cultural e social dos povos europeus”

Dom Mamberti aponta “perda progressiva de identidade cultural e social dos povos europeus”

Roma (Sexta-feira, 15-06-2012, Gaudium Press) O secretário vaticano para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti, reuniu-se no início desta semana, em Roma, com os embaixadores dos países da União Europeia acreditados junto à Santa Sé. O encontro se deu por ocasião do final do semestre da presidência de turno dinamarquesa. Na ocasião, o prelado fez um discurso aos presentes no qual abordou as dificuldades financeiras da Europa e a perda da identidade cultural.

23-Archbishop-Dominique-Mam-480x233.jpg
Dom Mamberti espera que a Europa saiba se encontrar

Dom Mamberti declarou que a Europa sofre atualmente “as consequências de um endividamento, acompanhado de um mercado de trabalho muitas vezes inflexível e de fortes pressões concorrenciais externas, que provocaram uma deslocalização cada vez mais marcada das atividades produtivas”. O secretário destacou ainda o envelhecimento da população europeia constatado nos últimos anos o que contribui para uma produção cada vez menor.

Segundo o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, ao lado dos fatores por ele apontados, se percebe “uma perda progressiva de identidade cultural e social dos povos europeus, à qual se junta, com frequência, um afastamento da sociedade civil da política, que com dificuldade consegue desempenhar a tarefa que lhe cabe, ou seja, perseguir o bem comum”.

Apesar destas dificuldades, Dom Mamberti disse ter esperanças de que o continente saiba se reencontrar. “O êxito de tal empreendimento dependerá da medida em que a Europa souber olhar com gratidão e reconhecimento para as próprias origens, sobretudo da capacidade de repropor de modo construtivo e criativo aqueles valores cristãos e humanos, como a dignidade da pessoa humana, o sentimento profundo da justiça e da liberdade, a laboriosidade, o espírito de iniciativa, o amor à família, o respeito pela vida e o desejo de cooperação e paz, que são os aspectos que a caracterizam”, disse.

Com informações do Osservartore Romano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas