Gaudium news > No encerramento do 50º Congresso Eucarístico, Bento XVI envia videomensagem

No encerramento do 50º Congresso Eucarístico, Bento XVI envia videomensagem

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-06-2012, Gaudium Press) Em uma videomensagem apresentada no fim da “Statio Orbis”, durante o encerramento do 50° Congresso Eucarístico Internacional em Dublin, na Irlanda, o Santo Padre falou, entre outros assuntos, da justa percepção da reforma litúrgica desejada pelo Concílio Vaticano II.

7392100658_9dc216b959_z.jpg
Fiéis participantes do 50º Congresso Eucarístico
de Dublin acompanham a Vídeomensagem
de Bento XVI

 

O verdadeiro objetivo da renovação litúrgica, recordou o Pontífice, foi “conduzir as pessoas a um encontro pessoal com o Senhor, presente na Eucaristia” através da “plena e ativa participação dos fíéis no Sacrifício Eucarístico”.

Infelizmente a aplicação prática da reforma deu-se com “muitas incompreensões e irregularidades” e “não raramente, a revisão das formas litúrgicas permaneceu em um nível exterior” e a participação ativa “foi confundida com o agir externo”.

Como conselho de pai e pastor exortou a que “em um mundo em mudança, cada vez mais obcecado pelas coisas materiais, todos aprendam a reconhecer de novo a presença misteriosa do Senhor Ressuscitado, o único que pode dar respiração e profundidade à vossa vida”. Além do que afirmou que a Eucaristia “requer também pleno empenho de cada cristão na missão da Igreja”.

Na conclusão de suas palavras ressaltou que um dos objetivos do Congresso Eucarístico é levar os presentes a “experimentar a verdade e o amor do Senhor”.

Ao final da videomensagem, atentamente acompanhada pelos fiéis presentes, Bento XVI anunciou que o 51° Congresso Eucarístico Internacional acontecerá em 2016, nas Filipinas, em Cebu. (AA/DL)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas