Gaudium news > Pontifícia Universidade da Santa Cruz oferece Seminário “A Igreja de perto” para jornalistas

Pontifícia Universidade da Santa Cruz oferece Seminário “A Igreja de perto” para jornalistas

view.jpeg
Seminário acontecerá de 10 a 16 de setembro próximo

Roma (Segunda-feira, 25-06-2012, Gaudium Press) “A Igreja de perto: Cobrindo o catolicismo na Idade de Bento XVI” é o título do Seminário para jornalistas que cobrem a Igreja Católica que será oferecido pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma, na Itália, no próximo mês de setembro.

O Seminário, que acontecerá de 10 a 16 de Setembro, é organizado pela Escola de Comunicações na Igreja da escola pontifical, e é uma versão condensada de uma série de cursos que a academia oferecia uma vez por mês a jornalistas italianos “vaticanistas” que residiam em Roma.

“O sucesso desta série nos inspirou a oferecer um programa semelhante, tudo em uma semana, e em inglês, para os jornalistas que não estão permanentemente baseados em Roma”, disse o presidente da comissão organizadora do programa acadêmico, Padre John Wauck.

Neste sentido, os objetivos do curso são, entre outros, oferecer ferramentas para fortalecer a cobertura dos jornalistas sobre a Igreja, por meio de questões relacionadas com o Vaticano, sobre a rica história e cultura da Igreja, e a relação entre religião e mídia; e fornecer pistas para uma análise séria e aprofundada das questões enfrentadas pela Igreja hoje.

Assim, a Pontifícia Universidade, com o desenvolvimento deste seminário, visa fortalecer o trabalho dos jornalistas na Igreja Católica hoje, que enfrentam grandes desafios na comunicação. “Com uma instituição tão antiga e tão grande como a Igreja Católica informar sempre foi um desafio enorme, e, no mundo de hoje, é cada vez mais necessário ter histórias locais, até mesmo na Igreja, a partir de uma perspectiva global”, observa Padre Wauck.

Além disso, o seminário é também uma oportunidade para o intercâmbio cultural. “É uma mistura muito interessante de jornalistas que vêm e interagem uns com os outros. Eles falam sobre os desafios da cobertura dos temas da Igreja e sobre os pontos de vista dos jornalistas religiosos contra jornalistas secular “, disse também o presidente da comissão organizadora do programa acadêmico em entrevista a Rome Reports.

O programa acadêmico inclui aulas, encontros pessoais com “vaticanistas” veteranos e visitas guiadas no Vaticano e em Roma.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 30 de junho a partir da página web do curso: www.church-communication.net.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas