Gaudium news > Com muitos documentos aprovados, termina a 47ª Assembleia Geral dos Bispos

Com muitos documentos aprovados, termina a 47ª Assembleia Geral dos Bispos

Indaiatuba (Segunda, 04-05-2009, Gaudium Press) O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Luis Soares Vieira, encerrou na manhã da última sexta-feira a Assembléia Geral dos Bispos, organizada em Indaiatuba, interior de São Paulo, e que contou com a presença de mais de 300 bispos, inclusive alguns eméritos. Dom Vieira leu o pronunciamento de dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB, porque este estava afônico, motivo pelo qual também não pôde participar da coletiva de imprensa logo após o encerramento do encontro.

Em uma síntese do evento, o presidente destacou os documentos aprovados pela assembleia, cujo tema central era a formação dos padres. “A graça de Deus se estendeu em primeiro lugar na preparação do tema central que, sem dúvida, dentro de sua abrangência cada vez mais ampla da missão da Igreja, assume papel decisivo”, disse dom Geraldo Lyrio.

O resultado das discussões deste tema foi o documento “Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil”, aprovado por unanimidade pela Assembleia e que agora precisa ser aprovado pela Santa Sé para entrar em vigor.

Dom Geraldo acentuou, ainda, a importância da aprovação, pelos bispos, do Manifesto em favor da família, da Declaração contra a redução da maioridade penal e da Mensagem para o Dia do Trabalhador. “Em todas estas manifestações se revela que a Assembleia esteve atenta à realidade que nos interpela”, afirmou.

Ano sacerdotal

Antes do encerramento da assembleia, foram apresentadas sugestões para a Igreja no Brasil celebrar o Ano Sacerdotal, convocado por Bento XVI, em comemoração aos 150 anos de morte de São João Maria Vianey. A abertura do Ano Jubilar Sacerdotal será no próximo mês de junho, dia 19, festa do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do Clero. O encerramento será no Encontro Mundial Sacerdotal, na praça de São Pedro, em Roma, em junho de 2010.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas